Ter, 17 de novembro de 2015, 06:15

Projetos são premiados em cerimônia
Projetos são premiados em cerimônia

Evento, que reuniu os melhores trabalhos de 2015, lotou o auditório da Reitoria


A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Sergipe realizaram, na tarde da última sexta-feira, 13, o último evento oficial da semana de atividades do 3º Encontro de Iniciação à Extensão, do 7º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e do 25º Encontro de Iniciação Científica com a premiação dos melhores trabalhos de 2015 do Pibic, Pibix e Pibiti - programas de iniciação científica, à extensão e ao desenvolvimento tecnológico. O evento aconteceu no auditório da Reitoria e contou com a presença da comunidade acadêmica e convidados que, antes da premiação, puderam apreciar a peça "Sua Majestade, o Executivo", de Sergio Luiz Bambace sob a direção de Eduardo Coutinho (confira as fotos).
Para compor a mesa, estiveram presentes a professora Maria Lúcia Machado Aranha, pró-reitora de Assuntos Estudantis no exercício da Reitoria, a professora Maria da Conceição Almeida Vasconcelos, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, o professor Marcus Eugênio Oliveira Lima, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, o professor Israel Roberto Barnabé, coordenador de Relações Internacionais, a professora Mairim Russo Serafini, coordenadora de Inovação e Transferência de Tecnologia, o professor Victor Hugo Vitorino Sarmento, coordenador de Pesquisa e o professor Roberto Jerônimo dos Santos Silva, coordenador de Extensão. Completou a mesa, como membro do comitê externo do CNPq, a professora Andréia Cristina Lopes Frazão.
Para Marcus Eugênio, a pesquisa integrada à inovação tecnológica e a extensão produz desenvolvimento social e econômico de forma efetiva. Segundo o pró-reitor, os países que hoje em dia têm situações sociais e econômicas mais estáveis são aqueles em que o PIB, o Produto Interno Bruto, tem uma proporção maior destinada à atividades de pesquisa e desenvolvimento. "Além disso, a pesquisa permite que você interfira nas realidades sociais de maneira muito efetiva, alterando aquilo que acontece na vida das pessoas para melhor e de maneira bastante embasada", acrescenta.
Fabíola dos Santos Lima, estudante do 7º período de Letras Português, foi premiada com menção honrosa pela pesquisa sobre gêneros textuais na prova do Enem. Há três anos fazendo pesquisa, ela vê a iniciação científica como uma experiência gratificante e como um embrião que futuramente pode resultar em uma pós-graduação. "Sem dúvidas, fazer parte de um grupo de pesquisa, seja você bolsista remunerado ou apenas voluntário, como no meu caso, é de grande valia para a vida acadêmica de qualquer aluno, de qualquer curso, pois é na pesquisa científica que você pode contribuir para o mundo acadêmico a partir dos estudos realizados durante os anos, ou o ano de sua pesquisa, e isso é extremamente gratificante", ressalta.
"A produção de biossurfactantes a partir de resíduos lignocelulósicos" foi o tema da pesquisa da estudante de Engenharia de Produção Isabela Maria Monteiro Vieira premiada com o primeiro lugar na área de conhecimento "Engenharias e Computação" no 7º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico. "A minha pesquisa vai influenciar, sobretudo, na questão ambiental, porque o que estamos tentando fazer é substituir os surfactantes sintéticos que prejudicam o meio ambiente pelos biológicos", diz Isabela quando questionada sobre a importância de sua pesquisa para a sociedade.
Em nome do reitor Angelo Antoniolli, Maria Lúcia cumprimentou todos os presentes e ressaltou sua surpresa com a amplitude do evento. A professora destacou a importância da iniciativa que, para ela, é a possibilidade real de materializar a tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão.


Ascom


comunica@ufs.br



Atualizado em: Ter, 17 de novembro de 2015, 06:32
Notícias UFS