
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) promoveu, na tarde dessa quinta-feira, 28, mais um Encontro Temático do Programa #ServidorCidadão com o tema "Ai minha coluna! E agora, o que faço?". A palestra, ministrada por Miburge Bolívar Góis Júnior, professor do Departamento de Fisioterapia e referência na área de Fisioterapia Ortopédica em Sergipe, ocorreu na Sala dos Conselhos e teve um viés orientacional e prevencionista.
Confira aqui as fotos do evento.
De acordo com o palestrante, a forma mais inteligente da capacitação é a instrução. "Quando nós abordamos assuntos que interessam a toda uma comunidade fica muito mais fácil de fazermos algo mais dinâmico, mostrando realmente o que nós podemos fazer pra prevenir os problemas de coluna vertebral. Não apenas saber quais são as doenças, mas o mais importante é saber não deixar com que esses problemas avancem para que esses indivíduos aprendam a ter consciência corporal e aprendam a realizar alguns exercícios básicos em casa", afirma.
O professor iniciou a conferência com um breve histórico sobre as ações e situações do dia-a-dia que causam problemas na espinha dorsal. Segundo ele, é preciso aprender a ter consciência corporal e postural para evitar problemas na região lombar. Foi também discutido o que é de fato dor na coluna vertebral, visto que muitos pacientes não sabem ao certo definir, reconhecer e diferenciar o que estão sentindo. Em razão disso, o professor Miburge Júnior apresentou as doenças mais comuns nessa região, ensinando também medidas preventivas e reeducando o público que assistia à palestra sobre situações do dia-a-dia, como acordar, escovar os dentes, sentar para evitar dores e problemas na coluna vertebral.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas Ednalva Freire Caetano explica a escolha do tema deste encontro, que teve 97 inscritos. "Sempre realizamos enquetes para saber dos servidores quais temas eles querem que sejam abordados. A postura corporal foi bastante citada, devido principalmente ao tempo em que eles passam sentados", explica.
O próximo encontro já tem tema definido. "Vamos tratar do maior problema que o país está enfrentando hoje, o mosquito Aedes aegypti e o zika vírus", revelou a pró-reitora.
Ascom
comunica@ufs.br
Foto-legenda: Adilson Andrade.
