2/03
Na próxima quarta-feira, 2, o curso de Astronomia da UFS realiza um Colóquio Online sobre a detecção recente de ondas gravitacionais. A palestra acontece na sala 22 do Departamento de Física, às 17h e será proferida por Cesar A. Costa & Odylio Denis de Aguiar, ambos do INPE, membros do projeto LIGO.
Em 14 de setembro de 2015, às 09:50:45 UTC (06:50:45 BRT), os dois detectores do Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO) captaram simultaneamente um sinal transiente em ondas gravitacionais. O sinal percorreu a faixa de frequências de 35 a 250 Hz, com deformação máxima de h ~ 1,0 × 10-21, compatível com uma distância de ~ 410 Mpc. O sinal alinha-se perfeitamente ao previsto pela Relatividade Geral para a inspiralação e fusão de dois buracos negros de massas em torno de ~ 30 Msol cada e o amortecimento do buraco negro resultante. O sinal observado apresentou SNR ~ 24 e uma taxa de falso alarme menor que 1 em 203 mil anos, equivalente a uma significância estatística maior que 5,1σ.
Nesta apresentação, daremos mais detalhes sobre o processo de detecção e as consequências desta fenomenal conquista da ciência contemporânea. Também traçaremos as perspectivas para o futuro da recém-inaugurada Astronomia de Ondas Gravitacionais.