Qua, 24 de fevereiro de 2016, 11:08

Ocupação na Reitoria da UFS encerrou-se nessa quinta-feira, 24
A ocupação dos estudantes na Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) será encerrada hoje, 24. Este foi o acordo assumido pela comissão representativa da ocupação após a assinatura, pelo reitor Angelo Roberto Antoniolli, de um documento no qual a gestão se compromete a atender às reivindicações dos estudantes.
O grupo de alunos, neste momento, está retirando os seus pertences das salas ocupadas para que estas possam ser devolvidas, sem danos, para o uso da Reitoria.
Assinatura do documento
A gestão aguardava, às 15h de ontem, que o grupo que ocupava a Reitoria apresentasse um documento com todos os pontos negociados na reunião que ocorreu na segunda-feira, 22. Na ocasião, o reitor, acompanhado de assessores, ouviu as demandas dos alunos mobilizados e defendeu a criação de uma comissão para que os temas apontados fossem tratados de forma mais aprofundada.
Os manifestantes, no entanto, apresentaram somente no final da tarde um termo que incluía itens que não haviam sido pactuados na reunião. Após uma nova negociação, os itens foram retirados da 'Carta de Reivindicação da Ocupação', o que possibilitou a assinatura do documento na manhã de hoje.
Comissão
Os seguintes representantes da gestão universitária foram nomeados como membros da comissão para negociação das demandas dos alunos: o chefe de gabinete, Marcionilo Lopes; o pró-reitor de Planejamento, Rosalvo Santos; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Lúcia Aranha; a diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas, Iara Campello; e o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Pedro Leite.
Reivindicações dos Estudantes
O grupo apresentou, inicialmente, o atraso no pagamento das bolsas e auxílios de Assistência Estudantil como motivo para a ocupação. A maior parte das bolsas em atraso já foram pagas na última segunda-feira, 22, e a gestão se comprometeu a providenciar o pagamento, até esta sexta-feira, 26, de todas as bolsas cujo atraso não decorra de erros de informações dos próprios alunos ou da não prestação de contas por parte dos estudantes.
Algumas das outras solicitações apresentadas pelos estudantes são: a isenção no Restaurante Universitário para os bolsistas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST) e estudantes cotistas na condição de vulnerabilidade socioeconômica; redução do número de bolsistas por casa no programa de Residência Universitária; alteração no modelo atual de Residência Universitária.
Assessoria de Imprensa da Reitoria

Atualizado em: Seg, 29 de fevereiro de 2016, 08:43