Seg, 23 de maio de 2011, 05:10

Editora UFS lançará nesta sexta-feira quatorze livros

Evento acontece às 18h no hall da Reitoria

A UFS, em parceria com a Fundação Oviêdo Teixeira, lança nesta sexta-feira, 20, quatorze livros (e não doze, como informado anteriormente), o Catálogo de Cursos e uma cartilha publicados pela Editora UFS (EDUFS) no primeiro semestre de 2011. Será às 18h no hall da Reitoria, no campus de São Cristóvão. O evento faz parte das comemorações dos 43 anos da universidade.

Para a publicação dos livros, a editora responsabiliza-se por um terço do valor, um terço cabe à Fundação Oviêdo Teixeira (parceira) e outro terço é de responsabilidade do autor que, após o lançamento da obra, receberá o equivalente a 20% do número total de exemplares publicados.

Veja abaixo a lista de obras a serem lançadas:

- O psicólogo Rivaldo Sávio de Jesus Lima, professor de Departamento de Psicologia da UFS, lança 'Vivências Acadêmicas: do estágio na Universidade Federal de Sergipe'.

- Alessandro Cardoso Ribeiro, históriador da Educação Básica em Sergipe, lança sua dissertação de Mestrado em Educação, intitulada 'A Escola Operária Horácio Hora'.

- A pedagoga Maria José Nascimento Soares, professora do Departamento de Educação da UFS, nos apresenta sua tese de doutoramento em Educação. Intitulado 'Processo Formativo-Educativo e a prática pedagógica no MST/SE', o livro busca compreender os aspectos peculiares que permeiam a atividade didático-pedagógica desenvolvida pelos monitores-professores do MST.

- Maria Neide Sobral, pedagoga e professora do Departamento de Educação da UFS, nos apresenta um estudo biográfico. Trata-se do livro 'José Augusto da Rocha Lima: uma biografia'.

- Outra biografia também está sendo lançada neste evento. 'Da Medicina ao Magisterio Aspectos da Trajetória de: João Cardoso Nascimento Júnior', de autoria de Jussara Maria Viana Silveira. Pedagoga e doutoranda em Educação, a obra é fruto da sua Dissertação de Mestrado em Educação.

- O historiador Itamar Freitas, docente do Departamento de Educação, lançará duas obras: 'História do ensino de História (Volume II)' e ' Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de História'.

- A assistente social Maria Helena Santana Cruz, docente do Departamento de Serviço Social da UFS, e a geógrafa Vera Lúcia Alves França, docente do Departamento de Geografia da UFS, nos apresenta o livro 'Educação Feminina: memória e trajetórias de alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus em Estância-SE'.

- 'Educação física, esportes e sociedades: temas emergentes', se constitui numa obra organizada pelo professor Hamilcar Silveira Dantas Junior, docente do Departamento de Educação Física da UFS.

- O economista Marco Antônio Jorge, professor do Departamento de Economia da UFS, torna público sua pesquisa 'Economia do Trabalho: diferenciais compensatórios de salários e taxa de homicídio no Brasil'.

- 'Além da geração de trabalho e renda: economia solidária e participação de cooperados/associados em Sergipe', é outra obra da área de economia a ser lançada. Sua autoria é de Maria da Conceição Almeida Vasconcelos, professora do departamento de Serviço Social. O livro é resultado da tese de doutorado.

- 'Linguagem e História', obra coletiva organizada pelos professores Antônio Ponciano Bezerra e Lêda Côrrea, ambos do Departamento de Letras Vernáculas da UFS.

- 'Noções básicas sobre propriedade intelectual' e 'Capacite: Capacitação em inovação tecnológica para empresários', ambos organizados pela professora Suzana Leitão Russo.

Saiba mais sobre a Editora UFS aqui.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Seg, 23 de maio de 2011, 05:11