Qui, 16 de junho de 2011, 03:19

UFS Lagarto: Projeto Será um marco em Sergipe

Infonet

Campus será implantado em uma área de 390 mil/m². Projeto atenderá de forma plena a comunidade sergipana e também as normas de acessibilidade

Vista geral do campus (Fotos: Digitalize)
O novo pólo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no município de Lagarto adota padrões construtivos que considera as características ambientais do local. Para tal, utiliza-se de conceitos de arquitetura sustentável, processos de tecnologias limpas e inovações tecnológicas, segundo informações da empresa responsável pelo projeto.

De acordo com o arquiteto e urbanista da Digitalize, Cristiano Pacheco, a Universidade Federal de Sergipe, baseada em seu Plano de Expansão, planejou implantar alguns campi em outras cidades do Estado dentro de uma política de interiorização de suas atividades de forma a atender de forma plena a comunidade sergipana.

Imagens do auditóriao
Ele explica que a UFS teve a iniciativa de planejar a implantação do Campus de Lagarto, elaborando seu Plano Diretor, que consolida metas traçadas para as áreas acadêmicas e técnico-administrativas.

Plano Diretor

No Plano Diretor proposto para o Campus da UFS de Lagarto, o arquiteto pontuou que houve a preocupação com a concepção de integração estrutural na distribuição funcional e adequada dos espaços, além da criação de áreas livres e arborizadas, melhoria da acessibilidade e a garantia da expansão da Universidade, de maneira ordenada,
Cristiano Pacheco e Paula Pacheco responsáveis pela concepção do projeto
equilibrada e sustentável.

“A idéia foi de reger a ocupação e expansão das atividades do Campus, sem a idéia de ‘congelar’ a atual realidade, mas de prever a evolução das atividades acadêmicas, atendendo às demandas futuras, mantendo a qualidade dos espaços e sendo a base legítima para ancorar a missão da Universidade neste município”, diz.

Cristiano Pacheco pontuou que as demandas para este Plano foram detectadas a partir das análises ambientais in loco, das solicitações realizadas pela comunidade acadêmica e pelo Plano de Expansão da UFS. “O Plano regulamenta as condições para a implantação da ocupação e expansão de suas atividades e das próximas construções. Paralelamente ao Plano Diretor, foram se constituindo a urbanização de toda área de implantação da Universidade e a concepção do partido arquitetônico dos prédios com mais de 25.500m² de área total a ser construída”, explica
Entrada do Campos
Cristiano

Campus Lagarto

De acordo com o arquiteto e urbanista da Digitalize, Cristiano Pacheco, um dos projetos de maior importância foi o Campus de Saúde de Lagarto. “Esse campus será implantado em uma área de 390 mil metros quadrados e visa criar condições específicas para a ocupação do seu território de forma a atender o desenvolvimento das atividades universitárias, em consonância com as legislações pertinentes”, explica o arquiteto.

PAra ele, o campus de Lagarto se constitui como um marco na elaboração de projetos no estado de Sergipe. “ Desde o início da concepção do projeto procuramos integralizar um perfil que intensificasse a preocupação com o social e com o que a composição do Campus
Todo o campos Lagarto
afetaria na cidade e na vida das pessoas. Então estávamos a todo tempo atentos em organizar e ordenar o espaço de forma que contribuísse não só com a imagem e conforto do Campus, como também da cidade”, explica.

Partido Arquitetônico

Segundo a arquiteta Ana Paula Viana Pacheco, o partido arquitetônico dos prédios irá priorizar a utilização de linhas retas. “Pensamos na utilização dessas linhas retas para a suavização dos elementos construtivos, que deverá facilitar a harmonização da implantação, baratear os custos da execução da obra e facilitar a manutenção”, explica.

Cleo Maia e Luciene Aragão contratados para realizar o trabalho
Todas as paredes internas serão locadas de maneira alinhadas para produzir ambientes modulados. “Foram utilizadas cores claras para suavizar as formas e causar uma boa refletância solar, além disso, todos os prédios foram pensados conforme as normas de acessibilidade”, pontua a arquiteta.

Ana Paula ainda pontuou que as edificações a serem implantadas no Campus de Lagarto adotaram padrões construtivos que considerem as características ambientais do local. “Os parâmetros urbanísticos para a ocupação do solo e a construção das edificações propiciarão um ambiente harmonioso, nas suas formas e proporções, tratado paisagisticamente e dotado de conforto ambiental”, ressalta.

Para a realização desse projeto a Digitalize, que há quatro anos é a empresa que elabora os principais projetos da UFS no município de São Cristóvão, contratou os arquitetos Cléo Maia e Luciene Aragão, que ressaltaram a importância do projeto. “Temos certeza que participamos de um projeto onde existe a preocupação em propor idéias que propiciem qualidade de vida no cotidiano das pessoas que utilizarão o Campus. Assim, o resultado final, compõe um conjunto de idéias bem elaboradas que resultam em uma obra primorosamente qualificada”, pontua Luciene.

Por Alcione Martins

Atualizado em: Qui, 16 de junho de 2011, 03:20