Sex, 17 de junho de 2011, 05:01

Dia mundial da Voz é lembrado por estudantes de Fonoaudiologia da UFS

Infonet

O curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe realiza uma série de palestras sobre a importância dos cuidados com a voz no dias 13 e 14

Professora Eugênia e alunos do curso de Fonoaudiologia (Fotos: Portal Infonet)
O Brasil é um dos países com maior incidência do câncer de laringe, doença que tem grande possibilidade de cura quando diagnosticada no início. Entre os sintomas da doença podem estar a rouquidão persistente; perda da voz; pigarro; dor ou ardência na garganta; dificuldade para engolir e dificuldade para respirar. Por isso, em homenagem ao dia Mundial da Voz, que é comemorado nosábado, 16, o curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza uma série de palestras sobre a importância dos cuidados com a voz nesta quarta-feira, 13, e sexta-feira, 14.

Os alunos do curso proferem palestras explicativas sobre a voz no auditório do CECH na didática III do campus da UFS em São Cristóvão, sempre a partir das 8h. Além disso, os estudantes também fazem ato de informação através da distribuição de panfletos no Centro de Especialidades Médicas, no bairro Siqueira Campos e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário na Rua Luis Carlos Prestes, nº 99 no Ponto Novo.

Para a professora Eugênia Ermínia Oliveira Valença, do curso de Fonoaudiologia da UFS, a voz é o maior instrumento de trabalho dos jornalistas, dos locutores, e de outros tantos profissionais que utilizam a fala como instrumento de trabalho.

“A voz é a nossa matéria de estudo no curso de Fonoaudiologia. Essa campanha mundial da voz se iniciou no Brasil nos anos 90 e em somente no ano 2000 ela foi aceita mundialmente. A data tem a tarefa de sensibilizar a população sobre os principais cuidados, além da prevenção de doenças. Entres esses cuidados referem-se hábitos individuais desde evitar o uso do cigarro, do álcool, e também das mudanças bruscas de temperatura como também ao hábito de pigarro, tossir, além dos tipos de vozes que as pessoas desenvolvem e que prejudicam a sua corda vocal”, destaca.

Por Bruno Antunes

Atualizado em: Sex, 17 de junho de 2011, 05:02