Seg, 20 de junho de 2011, 03:24

UFS adota Enem para vestibular 2013

Infonet

Apesar da mudança, a UFS não adotará o Sisu e o estudante deverá fazer duas inscrições, uma para o Enem e a outra nos cursos da universidade

Na manhã desta sexta-feira, 27, durante reunião com membros do Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS (Conepe) ficou decidido que a universidade usará, como base para o ingresso de alunos no vestibular 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante a reunião, os membros tiraram dúvidas sobre como funcionará as provas e a correção dos itens. Questionado sobre a redação, o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, explicou que a própria instituição é responsável pela correção das redações. “O Enem aplica e corrige as redações”, explicou o reitor, que disse que o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] promete investimentos com relação a um número maior de professores envolvidos na correção.

Apesar da mudança, a universidade não vai adotar o Sistema de Seleção Unificada (Susi) e o
Os membros do Conepe votaram pela aprovação do Enem

estudante deverá fazer duas inscrições: uma para o Enem e a outra nos cursos da universidade. O candidato deve pagar duas taxas de inscrições: a do Enem, que custa R$ 35, e mais a taxa do vestibular da UFS que deverá ficar em torno de R$ 15.

“As provas são aplicadas pelo MEC. Eles corrigem as provas e nós abrimos inscrições aqui para Sergipe. Quem quer disputar as vagas de Sergipe, faz a inscrição. Obviamente, para fazer a inscrição, ele tem que estar inscrito no último Enem daquele ano”, esclarece o coordenador, ressaltando que o aluno que prestará o vestibular 2013 usará as notas do último Enem de 2012.

Uma mudança considerada positiva, mas com aspectos negativos. “Têm vários aspectos positivos: o caso da prova do Enem muita gente gosta bastante porque não é uma prova de uma disciplina específica, mas é uma prova multidisciplinar que tem um conhecimento mais amplo”, menciona Manoel Leite, que também observa prejuízos.
Manoel Leite reconhece aspectos positivos e positivos

“Uma desvantagem é o fato de perder o conteúdo regional. Mas isso tem que ser discutido, inclusive no Enem para possibilidade de uma prova diferenciada, que eles não querem. Quem mais discute isso é o pessoal do Norte, que a cultura deles é completamente diferente. Na verdade, isso é um prejuízo”, reconhece.

O coordenador do Concurso Vestibular (CCV), Manoel Leite, afirmou que o novo processo deverá aumentar a concorrência da universidade.

Vestibular

A última edição do vestibular tradicional vai ocorrer no período de 27 a 30 de novembro deste ano. A CCV prevê que o edital seja divulgado em julho.

O vestibular 2011 ofereceu 5.260 vagas em 102 opções de cursos, distribuídos nos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. Neste campus, houve o primeiro processo seletivo com 300 vagas nos cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Medicina deve entrar na seleção para Lagarto em 2012, assim como Odontologia, desde que receba parecer favorável do Conselho Nacional de Saúde. A reunião para apreciar tal proposta não tem data definida. Ambos os cursos tiveram as propostas de abertura aprovadas pelo MEC.

Utilize o link comentários e opine sobre a utilização do Enem para o vestibular 2013 da UFS.

Por Kátia Susanna

Atualizado em: Seg, 20 de junho de 2011, 03:25