Qui, 22 de setembro de 2011, 07:14

UFS Cultura marcará lançamento de três projetos de extensão

Evento acontece no Teatro Tobias Barreto, a partir das 20h30, com entrada franca

02/09/2011

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza no próximo dia 6 de setembro a primeira edição do “UFS Cultura”, com o “Grande Concerto Sinfônico”. O evento acontece no Teatro Tobias Barreto, a partir das 20h30, com entrada franca.

Sob a regência do maestro Ion Bressan, o concerto contará com a apresentação dos corais da UFS, da Petrobras, da Fafem, do Grupo Vocal Vivace, da Orquestra Sinfônica da UFS (OSUFS) e da Orquestra Sinfônica Vale do Cotinguiba.

A primeira edição do “UFS Cultura” marcará o lançamento de três projetos de extensão da Universidade:

Orquestra sinfônica

Criada em outubro de 2008, com sede no Cultart, a Orquestra Sinfônica da UFS foi reestruturada em 2011 e atualmente é formada por 65 músicos, entre alunos da universidade e voluntários em geral. Tais alunos recebem bolsa-estágio para se dedicar ao estudo do instrumento, aos ensaios e aos concertos da orquestra; também para atuarem como professor-monitor no Projeto Sergipano de Orquestras Jovens.

Coral da UFS

A primeira edição do “UFS Cultura” marcará também uma nova fase para o Coral da UFS (CORUFS). Fundado em 1970, o CORUFS possui tradição e grande importância na vida cultural de Sergipe. Em 2011 foi reestruturado e atualmente é formado por 60 cantores, entre alunos bolsistas e voluntários em geral. Desenvolve amplo repertório sinfônico acompanhado pela OSUFS e também a capela (sem acompanhamento de instrumentos). O CORUFS, juntamente com a OSUFS, passou a ser um importante local de aperfeiçoamento e qualificação profissional dos músicos do estado.

Orquestras Jovens

Por fim, o “UFS Cultura” lançará publicamente o Projeto Sergipano de Orquestras Jovens. Tendo início em 2009, com a criação da Orquestra Sinfônica Vale do Cotinguiba, na cidade de Socorro, deu-se na parceria da UFS com a iniciativa privada (Empresa Escurial, Assedis e SESC), que atende cerca de 200 alunos da região.

O Projeto Sergipano de Orquestras Jovens é um projeto de extensão em Música da UFS, que visa proporcionar aos jovens do estado o ensino da música e a prática de tocar em orquestras.

Seus objetivos são inclusão social, cultural e educacional através da música. A extensão visa, sobretudo, consolidar as atividades do Projeto Sergipano de Orquestras Jovens. Também ampliar de um para cinco o número de grandes núcleos orquestrais em diversos municípios sergipanos, atendendo a cerca de 3.000 alunos. Por fim, visa completar os principais cargos da OSUFS com músicos profissionais, elevando o nível artístico da orquestra.

De olho nas Artes Visuais

Ainda no “UFS Cultura” haverá uma amostra da exposição “De olho nas Artes Visuais” no saguão do Teatro Tobias Barreto. A exposição completa será aberta no dia 8 de setembro, às 20h, no Cultart, e se estenderá até o dia 1 de outubro.

Segundo os organizadores, “esta mostra propõe-se a dar visibilidade pública ao talento artístico dos acadêmicos da UFS na produção das artes visuais, com o objetivo de reafirmar um espaço onde as obras de arte, por eles produzidas, possam encontrar o público e favorecer a necessária nutrição estética da nossa comunidade”.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) da UFS. Conta ainda com apoio da Escurial Revestimentos Cerâmicos, da Assedis, do SESC e da Secretaria de Estado da Cultura.

Ascom com informações do Cultart

Atualizado em: Qui, 22 de setembro de 2011, 07:15