Qui, 22 de setembro de 2011, 07:37

Guia do Estudante concede ‘estrelas’ a 21 cursos

Destaques de 2011 foram Física, Química, Matemática e Pedagogia avaliados com 4

15/09/2011

A mais recente avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante, da Editora Abril, conceituou positivamente 21 cursos da Universidade Federal de Sergipe em um total de 26 avaliados.

Os destaques de 2011 foram os cursos de Física, Química, Matemática e Pedagogia, avaliados com 4 estrelas cada um, o que significa ‘muito bom’. Outros 17 cursos da instituição receberam 3 estrelas (‘bom’), dentre eles: Direito, Enfermagem, Jornalismo, Psicologia, Engenharia de Alimentos, Serviço Social e Odontologia. Veja a lista completa.

A professora Divanízia do Nascimento Souza, chefe do Departamento de Física, afirma estar muito contente com o resultado da avaliação. “Mesmo o curso sendo um dos que tem maiores índices de evasão, temos professores capacitados e estrutura física condizente com as necessidades. Os estudantes que optam por concluí-lo acabam se tornando excelentes profissionais”, diz.

Avaliação

Para analisar os cursos a equipe do Guia do Estudante realiza anualmente questionários eletrônicos com o objetivo de obter informações específicas sobre o curso, como titulação do corpo docente e produção científica. Esses dados são avaliados por um grupo de pareceristas (composto por coordenadores de cursos, professores, diretores de departamento e avaliadores do MEC). A avaliação teve início em 1988. Neste ano avaliou um total de 10.692 cursos, sendo 4.329 ‘estrelados’.

As estrelas são resultado da média das notas recebidas por cada curso; a partir de 2007 as notas das cinco últimas avaliações também passaram a ser consideradas na composição do conceito final.

Em 2010 a UFS teve 16 cursos ‘estrelados’. O resultado deste ano sairá na publicação 'Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2012' que estará em circulação a partir do dia 6 de outubro.

Conheça mais sobre o prêmio do Guia do Estudante.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qui, 22 de setembro de 2011, 08:09