Sex, 23 de setembro de 2011, 12:32

Importância do uso de tecnologias no Ensino
Importância do uso de tecnologias no Ensino


Saber Ciência / José Uibson Pereira Moraes


20/07/2009



Provavelmente você já deve ter acessado a internet hoje. Ou simplesmente usado o computador. Talvez tenha ouvido uma bela música em seu mp5, 6 ou 7, ou assistido a algum vídeo nele. Certamente mais tarde você vai relaxar diante de uma bela tevê tela-plana, talvez de plasma ou LCD e nem vá se preocupar que as horas estão passando em seu relógio digital.
É fácil perceber que estamos cercados de tecnologias. Caso seja professor, ou estudante ou até alguém que nem estuda nem ensina, mas que está sempre preocupado com nossa educação, tente imaginar como está atualmente a sua sala de aula, ou a sala de aula do colégio próximo onde você mora. Será que esta sala e este colégio estão repletos de recursos tecnológicos? E se caso estejam, será que esses recursos estão sendo usados de forma eficiente para melhoria do ensino? Será que os professores estão capacitados para usarem tais recursos em suas aulas?
As respostas dessas perguntas podem ser encontradas de forma simples, mas o processo educacional envolvido nessas respostas é bem mais complexo. O ensino não atende às mudanças que acontecem em nossa sociedade, pois é fácil perceber que na realidade dos alunos estão presentes celulares super modernos, mp7, iphone, notobook, etc. Os alunos, sejam em casa ou em uma lanhouse, acessam a internet constantemente. Hoje, cerca de 32,1 milhões de brasileiros (21,9% da população acima dos 10 anos de idade), utilizam a rede mundial de computadores, a internet, no país (Fonte: IBGE).
Sabendo que existe um interesse dos alunos por essas tecnologias, é oportuno nesse momento analisar de que forma elas poderiam auxiliar o professor em sala de aula, melhorando assim o processo de ensino-aprendizagem. E nesse contexto, as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) podem contribuir de forma significativa neste processo. Segundo Albertino Teixeira de Souza, “diante da necessidade de serem diversificadas as possibilidades e formas de agir e aprender, as TIC’s, abrem oportunidades para a ação dos indivíduos e a diversificação e transformação nos ambientes de aprendizagem”.
O uso de tecnologias no ensino não pode estar inserido apenas para que a aula fique diferente, mais divertida... É preciso que esse uso faça parte de um processo mais amplo que tenha por base o ensino-aprendizagem. Outro fator que também deve ser observado é que as tecnologias não são auto-suficientes para o ensino, de forma que possam substituir o professor. Pelo contrário, as tecnologias existem justamente para ser uma opção a mais para o professor trabalhar em sala de aula, tendo em vista também que o papel do professor mudou muito nas últimas décadas. O professor deve perceber a importância da inserção de tecnologias em sua pedagogia, pois o mesmo não pode ser somente o mero instrutor, ele tem que acima de tudo ser um formador, um orientador, um mediador em todo o processo de ensino-aprendizagem, buscando assim uma constante capacitação.
Tendo em vista tudo o que foi exposto, é perceptível, que diante da “crise” educacional que vivemos, as tecnologias possam ser o grande auxílio no processo educacional. Pois elas se fazem presentes no cotidiano dos estudantes. Sendo assim, torna-se mais simples e interessante o aprendizado de conteúdos que até então são ministrados de forma tradicional. Para isso, percebe-se que os professores precisam se atualizar, buscar cursos de capacitação, estar cada vez mais preparados na interação com seus alunos, se apropriando dos recursos tecnológicos existentes, tornando-se um grande mediador neste processo, favorecendo o aprendizado. Em conseqüência, formar um aluno capaz de viver num mundo cada vez mais competitivo, exigindo deste uma capacidade crítica-reflexiva de sua vida e de suas ações na transformação de toda sociedade.

José Uibson Pereira Moraes (joseuibson@yahoo.com.br)é Professor do Colégio Elite e Professor Tutor do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD-UFS). Licenciado em Física pela Universidade Federal de Sergipe.

Saber Ciência é uma coluna semanal de divulgação científica publicada no CINFORM. É uma atividade da Agência UFS de Divulgação Científica, sob coordenação do Prof. Dr. Josenildo Luiz Guerra, e com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Fapitec.


Currículo
José Uibson Pereira Moraes (joseuibson@yahoo.com.br)é Professor do Colégio Elite e Professor Tutor do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD-UFS). Licenciado em Física pela Universidade Federal de Sergipe.


Atualizado em: Sex, 23 de setembro de 2011, 12:33
Notícias UFS