Sex, 23 de setembro de 2011, 14:16

Zienkiewicz - Um Tributo Póstumo a um Gênio em Métodos de Elementos Finitos
Zienkiewicz - Um Tributo Póstumo a um Gênio em Métodos de Elementos Finitos

David Soares Pinto Jr.


30/09/2009


Indubitavelmente, o preeminente engenheiro civil inglês Olgierd Cecil Zienkiewicz integra o rol dos gênios do século XX no universo da Matemática Aplicada e Engenharia Estrutural. O legado científico, imortalizado em suas publicações sobre o Método de Elementos Finitos (MEF), constitui bem da humanidade de imponderável significância. Olgierd(Olek) Cecil Zienkiewicz nasceu em Caterham, Surrey, na Inglaterra, filho de pai polonês e mãe inglesa.



De um intelecto notabilíssimo, Zienkiewicz materializou-se em 18 de maio de 1921 e completou sua notória existência em 2 de janeiro de 2009, contribuindo determinantemente para o avançado estado da arte da Análise Numérica do MEF. A Zienkiewicz foram concedidos mais de três dezenas de títulos honoríficos agraciados por Portugal, Alemanha, China, Polônia, França, Inglaterra e Estados Unidos da América, tendo recebido a medalha Newton-Gauss da Associação Internacional de Mecânica Computacional. Para não se limitar a descrever Zienkiewicz por suas mais de 6 centenas de artigos científicos e mais de 7 dezenas de orientações de doutorado, é suficiente dizer que a Olek é atribuída a fundação do periódico International Journal for Numerical Methods in Engineering, que se constituiu no primeiro jornal científico no campo de Elementos Finitos. Titulou-se PhD em Engenharia Civil em 1945. De 1961 até 1988 lecionou na Universidade de Wales em Swansea, na Inglaterra, que concedeu-lhe o grau de Professor Emérito por suas inúmeras realizações em prol da Análise Numérica em Elementos Finitos entre as quais a criação do Instituto de Métodos Numéricos em Engenharia naquela universidade.

Morto imortalizado, Olek sobrevive na esperança de todos os seus discípulos e na invariância de tudo que teorizou, combinando engenharia, computação científica, multifísica e matemática aplicada com simplicidade memorável. A biografia primorosa do polivalente Professor Zienkiewicz extrapola os limites do matematizável e do inteligível, notadamente por sua capacidade de criar o novo e o incomum da simplicidade e da evidência.

A genial intuição do Prof. Zienkiewicz mereceu o primado da primeira generalização do MEF a problemas governados por princípios físicos distintos da Teoria do Continuum associado à Engenharia Estrutural, e.g., os modelos da Hidrostática e da Eletrostática cujos fundamentos estão esboçados em seu célebre artigo: “The Finite Element Method: From Intuition to Generality, Applied Mechanics Reviews, 23(1970), p. 249-256”. Portanto, a aplicação primordial a problemas não-estruturais com base em Teoremas de Energia contou com os estudos do Professor Zienkiewicz que, pela primeira vez, sistematizou o MEF para Problemas de Campo, tais como na transferência de calor e na torção elástica de Saint Venant, consubstanciados em “Finite Element in the Solution of Field Problems, O.C. Zienkiewicz, Y.K. Cheung, The Engineer, 220, 507-510 (1965)”. No contexto da literatura do MEF, a ubiquidade de suas idéias e a imutabilidade de seus postulados traduzem a potência deste mito da ciência aplicada moderna. A Zienkiewicz é atribuída a autoria do primevo livro de Métodos de Elementos Finitos e uma série de textos clássicos sobre este tão atraente tópico da Matemática Aplicada, a saber: i) The Finite Element Method in Structural and Continuum Mechanics, 1967, em co-autoria com Y.K. Cheung; ii) The Finite Element Method: Volume 1 - The Basis; Volume 2 - Solid Mechanics ; Volume 3 - Fluid Dynamics, esses três volumes publicados em 2005 em co-autoria com R.L.Taylor.

Adicionalmente, Zienkiewicz escreveu um artigo que é referência na análise de erros a posteriori e adaptatividade, moderno e promissor campo da Análise de Elementos Finitos, intitulado “The Superconvergent Patch Recovery and a Posteriori Error Estimates. Part 1- The Recovery Tecnique (O.C. Zienkiewicz, J.Z. Zhu, International Journal for Numerical Methods in Engineering, Volume 33(1992), p. 1331-1364)’’, que revolucionou as técnicas da Análise Adaptativa no MEF, especialmente no que se refere a estimativa de erros com base em derivadas superconvergentes.

A polivalência técnica do Professor Zienkiewicz consagra-o, aureamente, na literatura do Método de Elementos Finitos, pois primava em seus estudos e artigos de forma inovadora e inusitada pelo inseparável trinômio da ciência aplicada moderna: Computação-Física-Matemática, tendência universalizada nas universidades dos países de primeiro mundo, especialmente nos Estados Unidos da América (consulte-se, e.g.,ICES-Institute for Computational Engineering and Sciences/University of Texas/USA, inicialmente TICAM-Texas Institute for Computational and Applied Mathematics) e a fortiori na Universidade de Wales em Swansea.
Ler a inigualável biografia do indelével Zienkiewicz provoca um sentimento de adoração supranatural por quem sagrou-se vivo com a dimensão de gênio na Teoria do Método de Elementos Finitos. Sugiro, então, ao estudioso ou interessado em História da Matemática Aplicada a leitura do texto integral da comunicação da imprensa estrangeira intitulada Professor Olek Zienkiewicz: Founder of Finite Element Method, disponível em http://www.timesonline.co.uk, publicado em 29 de janeiro de 2009.

Enfim, o universo científico internacional subtraído do mestre Zienkiewicz, expoente-mor do MEF, é comparável a um poema abstrato de um purista parnasiano sem a arte poética modernista de Bandeira.

Olgierd Cecil Zienkiewicz – professor, cientista, finitista, cosmopolita e gênio: sua biografia d'ouro que identifica-se com a história e a gênese do MEF pela simplicidade genial das suas soluções ao equacionar os mais complexos problemas da Teoria Matemática do Método de Elementos Finitos sobreviverá na memória das gerações humanas ad infinitum.


Currículo
Departamento de Matemática / UFS
Coordenador Regional 4 / SBMAC
Doutor pela COPPE/UFRJ em Elementos Finitos
Pós-Doutorado pela Universidade do Texas/USA


Atualizado em: Sex, 23 de setembro de 2011, 14:17
Notícias UFS