Aos 17 anos, a estudante Andréa Santos diz enfrentar um grande dilema ao se deparar com uma escolha profissional que pode nortear os próximos anos de sua vida.
“Passamos muito tempo estudando para entrarmos numa universidade, mas ao chegarmos perto de escolher nossa profissão, ficamos um pouco confusos. Sempre me identifiquei muito com as áreas de Biologia e Medicina Veterinária, mas tenho que escolher apenas uma delas para prestar o vestibular e isso é complicado porque não tenho conhecimento aprofundado sobre as duas áreas e tenho medo de fazer uma escolha errada”, diz Andréa.
Assim como ela, muitos são os estudantes que têm dúvidas quanto à escolha das suas carreiras profissionais, uma vez que, com a política de expansão dos últimos anos, ingressar no ensino superior público se tornou objetivo para muitos deles.
Buscando auxiliá-los nas suas escolhas, a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd) – através do Núcleo de Integração entre a Universidade e os Ensinos Fundamental e Médio (Niufem) –, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), realiza desde abril de 2010 visitas constantes aos pólos de ensino pré-universitário do estado, em especial os da rede pública. O projeto, assim, visa levar aos estudantes todas as informações necessárias para que eles entendam o funcionamento dos cursos de graduação ofertados pela universidade, a que se aplicam essas áreas no mercado de trabalho e na relação com a sociedade de forma geral, auxiliando-os nas suas decisões e evitando futuros desapontamentos.
Segundo o pró-reitor de Graduação da UFS, professor Sandro Holanda, as visitas são mais uma ação com o intuito de prestar informações aos alunos que desejam ingressar na instituição e, dessa forma, evitar a evasão nas salas de aula. “Essas visitas complementam as ações da Semana de Graduação da UFS e do Catálogo de cursos e são mais um esforço para que a informação chegue ao estudante de maneira clara e ele possa fazer sua escolha de forma mais consciente. Antes, muitos não tinham essas informações e tínhamos um número significativo de evasão nas salas de aula, mas esse quadro tem mudado bastante nos últimos anos”, explica o pró-reitor.
Ao assistir à visita feita à escola na qual estuda, Andréa Santos pode perceber as diferenças entre as áreas que lhe causavam dúvidas e tomou uma decisão. “Com as explicações, pude perceber as diferenças e percebi que Medicina Veterinária tem mais a ver comigo, com o que eu imagino para a minha vida daqui a alguns anos”, diz a estudante.
Em 2011, foram realizadas 64 palestras em escolas das redes pública e particular de ensino na grande Aracaju e cidades do interior do estado, a exemplo de Capela, Itabaiana, Itaporanga, Umbaúba, Nossa Senhora da Glória e Ribeirópolis, todas de ensino pré-universitário. De acordo com o coordenador do Niufem, Gerri Sherlock Araújo, a meta é atingir 100% dos pré-universitários do estado a fim de que haja uma maior conscientização dos discentes na hora da escolha no vestibular, o que é importante para a universidade, mas sobretudo para os estudantes, que têm as informações necessárias para sobre a instituição antes de qualquer decisão.
A recepção dos estudantes para com as palestras tem sido bastante positiva, especialmente no que se refere às políticas de inclusão adotas pela universidade nos últimos anos. “Cresci acreditando que jamais poderia entrar numa universidade pública porque só via os alunos de escolas particulares conquistando esse espaço. Com as cotas, nós que somos da rede pública temos a oportunidade de conquistar o sonho de estudar numa universidade e de ter uma profissão Fiquei muito mais confiante depois de poder ver isso mais de perto”, salienta a estudante Maraíza da Hora, que vai prestar vestibular para o curso de Engenharia Florestal.
Foi justamente com o intuito de abordar as políticas de assistência estudantil, que garantem o acesso e a continuidade do estudante nas salas de aula, que a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFS (Proest) começou a participar das visitas às escolas, mostrando o que a universidade oferece aos discentes além dos cursos de graduação.
“Muitos dos alunos que residem no interior do estado acreditavam que estudar numa outra cidade iria lhes conferir muito mais problemas que benefícios porque não conheciam as políticas inclusivas da instituição. Com a participação da Proest nesta ação, eles podem perceber que a UFS oferece vários incentivos para a continuidade do estudante nas atividades universitárias, a exemplo da bolsa-residência, estágios, cursos de línguas, dentre outros. Estamos proporcionando a democratização das informações através de uma ação multiplicadora”, explica o pró-reitor de assuntos estudantis, professor Mário Resende.
E, ao que tudo indica, a proposta tem dado muito certo. Manuela Costa, estudante do 1º período do curso de Pedagogia, conta que o conhecimento acerca das políticas assistenciais da UFS a fez ver a universidade de outra forma. “Por muito tempo acreditei que estudar na UFS era algo impossível para estudantes do interior do estado porque o estudo universitário é algo dispendioso, mas vi que existem benefícios como o auxílio-residência, bolsa-alimentação e estágios, que nos proporcionam maior motivação para dar continuidade aos estudos”, diz a estudante.
As escolas interessadas em receber as visitas devem entrar em contato pelo e-mail nucleodeintegracao@ufs.br.
Jéssica Vieira
comunica@ufs.br
Foto-legenda: Adilson Andrade/GR