Seg, 07 de novembro de 2011, 13:23

Equipe do campus de Itabaiana vence Desafio Sebrae
Equipe do campus de Itabaiana vence Desafio Sebrae

Grupo ADM UFS tem 4 alunos da UFS e um da Unit; agora concorrem na semifinal nacional


O que quatro estudantes do curso de administração e um de direito têm em comum? Vencer o Desafio Sebrae em Sergipe. Alan Lira, Flávio Conceição, Daniela Oliveira e José Antonio estudam administração no campus de Itabaiana, já Aline Carvalho estuda direito na Unit. Os cinco formam a equipe ADM UFS e vão representar Sergipe na semifinal nacional, que acontece em Brasília no período de 18 a 20 de novembro.



“No ano passado quem venceu o Desafio Sebrae foi a equipe de minha irmã, que estava no início do curso de administração. Motivei bastante para que ela participasse do jogo. Esse ano foi a vez dela nos incentivar a participar da competição, além de dar dicas de como proceder nas tomadas de decisão. Agora vamos focar na semifinal, analisar os pontos fortes, os acertos, e ver como podemos melhorar nosso desempenho para a semi final”, explica Flávio Conceição.

Já Daniela Oliveira está focada na próxima fase do desafio. “Aprendemos muito com o jogo virtual, podemos colocar na prática conceitos da sala de aula. Vamos sentar e repensar a estratégia para a semifinal, queremos representar bem nosso Estado, quem sabe conseguir a vitória inédita para Sergipe”, diz a aluna.

A premiação aconteceu na noite de quinta-feira (27/10), no Auditório do Sebrae, e contou com a presença das oito equipes finalistas, diretoria do Sebrae, representantes das principais instituições de ensino superior do Estado. Em Sergipe, 2.250 universitários, divididos em 586 equipes, participaram do jogo virtual. No Brasil foram 144.641 universitários inscritos. Eles tiveram o desafio de administrar uma fábrica de bicicletas.

Para o superintendente Lauro Vasconcelos, responsável pela abertura do evento, projetos como esse permite aos estudantes ter uma noção real de como funciona o mercado. “Nosso papel é estimular a cultura empreendedora e o Desafio Sebrae existe porque os universitários apoiam a iniciativa e participam do jogo virtual. Todos os participantes estão de parabéns”, destaca Lauro.

Já o professor Mario Resende, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS, acha que o Desafio Sebrae permite ao universitário colocar em prática o que aprende no dia a dia na universidade. “Quero destacar que alunos do curso de administração do campus de Itabaiana ganham novamente a fase estadual do Desafio Sebrae. Isso mostra a qualidade do ensino que estamos levando para o interior e aponta novas oportunidades no campo da administração que está surgindo no interior. Acho isso maravilhoso”, destaca o professor.

Quem também compareceu a premiação foi Luiz Antonio Menezes, gerente do Banco do Brasil. “O Banco do Brasil não poderia deixar de estar junto ao estudante, cidadão que está no dia a dia fazendo sua vida acadêmica, futuros empreendedores e administradores de empresas. Somos parceiros do Sebrae pois o foco é fortalecer ainda mais essa cadeia, que é a Universidade, o campo de trabalho, a empresa e o empreendedorismo. Esse jogo virtual é de suma importância para o aluno e para a vida acadêmica”.

Desafio Sebrae

Cada equipe pode ter de três a cinco integrantes, devidamente matriculados em cursos de ensino superior reconhecidos pelo MEC. Para Luiz Machado, coordenador do Desafio Sebrae em Sergipe, o que mais motiva os estudantes a entrar no jogo é a oportunidade de participar do maior “business game” do mundo voltado para o ensino superior. É uma experiência única, principalmente para quem consegue chegar às fases presenciais.

O jogo virtual é promovido em parceria com a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Coppe / UFRJ, patrocínio do Banco do Brasil. Informações na Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae em Sergipe, telefones (79) 2106-7765, 2106-7763 e 2106-7766.

Agência Sebrae de Notícias SE


Atualizado em: Sex, 11 de novembro de 2011, 10:26
Notícias UFS