Portal Lagartense
O objetivo é ajudar a comunidade a se prevenir melhor das doenças e também aprender como ter uma alimentação mais saudável
Alunos dos cursos de enfermagem e fisioterapia da UFS – Lagarto promoveram hoje uma palestra para os moradores do bairro Alto da Boa Vista. O encontro aconteceu no Clube Mães Santa Helena, no próprio bairro. Adultos e crianças estiveram presentes no evento, que é uma oportunidade de conscientizar os moradores e também ouvir dessas pessoas os problemas enfrentados pela comunidade. Além de aprender mais sobre a saúde e como ter uma alimentação mais saudável, a comunidade ainda foi servida de salgadinhos e refresco.
Para Edvaldo Rezende, 19, estudante do 1º período do curso de enfermagem, é muito importante fazer essa interação entre a universidade e as comunidades. “Aqui nós não estamos fazendo o papel dos profissionais de saúde, estamos colaborando com as pessoas que vivem aqui.”, disse Edvaldo. Para o estudante, é uma oportunidade de mostrar as pessoas de como se prevenir de algumas doenças e também essas os moradores. Paloma Rodrigues, 18, aluna do curso de fisioterapia, estava muito orgulhosa pelo trabalho realizado. “Estamos no 1º período e já estamos nas aulas práticas. O trabalho é muito bom porque podemos ajudar as comunidades.”, disse Paloma.
Diversas equipes como esta estão realizando trabalhos parecidos em outros bairros da cidade. No caso desses alunos, eles realizarão essas palestras durante 1 ano no bairro Boa Vista. A presidente do Clube Mães Santa Helena, Maria Rufina, estava muito feliz com a presença dos alunos. “É uma união de forças porque todos saem ganhando, os alunos e a comunidade também.” Na oportunidade, Maria Rufina, aproveitou para elogiar os profissionais do PSF do Alto da Boa Vista que tem feito um excelente trabalho no bairro.
O professor da disciplina Práticas de Ensino Comunitário (PEC), Profº Marlos Cabral, disse que o objetivo maior dos acadêmicos é ter essa aproximação com a equipe de saúde e com a comunidade. “É um trabalho importante para ambos os lados, todos saem ganhando.”, disse o professor.
[http://www.lagartense.com.br/?irPara=noticias&cod=4811]
15/08/2011