JornaldaCidade.net
Os advogados obtiveram 69,44 pontos de média no exame aplicado em todo Brasil. Marca entra para a história da Universidade Federal de Sergipe.
JornaldaCidade.Net
Wilma Anjos – Portal JC
Aracaju (26 set) – O resultado preliminar do exame da Ordem dos Advogados, divulgado na última sexta-feira (23), revelou que os bacharéis em Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS) são os melhores do Brasil. A aprovação no exame é obrigatória para obter o registro para exercer a advocacia.
De acordo com o reitor da instituição, Josué Mudesto Sobrinho, os acadêmicos obtiveram 69,44 pontos de média, entre as mais de 300 universidades do país. A façanha rendeu aos advogados da UFS o primeiro lugar no ranking dos aprovados. Em 2010 a universidade alcançou o 11º lugar.
“Estamos muito contentes com o resultado. Quando os estudantes não boicotam o exame, sempre ficamos entre os primeiros. Alunos e professores estão de parabéns!”, disse o reitor, sobre o teste que foi aplicado em julho e agosto passados.
Um total de 18.002 dos 121.309 candidatos passaram no exame – o que representa 14,83%. Na última avaliação, em dezembro do ano passado, o número de aprovados chegou a 9,74% - o pior da história do exame da Ordem.
Controvérsia
O exame tem sido nos últimos anos boicotado por alguns estudantes e bacharéis em Direito, contrários à avaliação. Eles acreditam que o sistema não qualifica a mão-de-obra, e sim, reprova em massa. Ainda este ano o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará a constitucionalidade do processo seletivo.
O advogado Antônio Nazário, formado pela UFS em 2010, fez a prova ano passado e considera imprescindível a avaliação para garimpar os melhores profissiais. “Ser advogado significa ter uma grande responsabilidade. Se não há conhecimento mínimo, o profissional pode até comprometer o cliente, perdendo prazos de defesa, por exemplo”, argumentou.
26/09/2011