Cinform
Embora a divulgação oficial dos dados ocorra somente no dia 4 de outubro, ganhou destaque durante a semana a notícia de que o curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe – UFS –obteve o primeiro lugar nacional no 4º Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. O índice de aprovação é de 69,44%, melhor do que grandes instituições como a Universidade de São Paulo – USP - e Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
A notícia foi divulgada em grandes portais de notícia, que obtiveram acesso exclusivo às informações. Na semana passada o presidente da OAB em Sergipe, Carlos Augusto Nascimento, comemorou o resultado. Para ele, trata-se de uma demonstração de que p Estado está no caminho certo e, além disso, para reiterar a importância do Exame de Ordem. “O Exame vem se mostrando um ótimo termômetro para avaliar os cursos jurídicos no país. Sergipe vem sempre se destacando”, diz.
O reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, considera esse resultado como a consolidação de uma trajetória de destaque que a instituição sempre alcançou na avaliação. “Esse resultado consolida uma trajetória de destaque da UFS nos exames da ordem, sempre aparecendo entre as primeiras e agora ocupando, de fato, o primeiro lugar”, pondera.
Nesta edição do exame, a OAB retirou do ranking faculdades e universidades que tiveram menos de dez participantes. Também foram retiradas as estatísticas referentes aos alunos do penúltimo e último período de cursos de Direito a pedido das próprias instituições.
Dentre os fatores fundamentais nessa conquista, segundo o chefe do Departamento de Direito da universidade, José Anderson, estão "a qualidade do aluno, que possui objetivos, convicções, e realmente estuda a ciência jurídica conforme é ensinada; e a indiscutível qualidade do professorado, que a cada dia mais se aperfeiçoa".
Ainda para Modesto, esse resultado é "fruto da reunião de condições ideais: alunos motivados, corpo docente qualificado e estável, e contínuo investimento em material, tornando a instituição motivo de orgulho para o Estado e todos que fazem o curso".
30/09/2011