JornaldaCidade
Clima de tranquilidade para os estudantes que participaram dos dois primeiros dias de provas do vestibular 2012 da Universidade Federal de Sergipe. Isso foi o que garantiu Manuel Leite Torres, da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV) depois de fazer uma avaliação preliminar do processo seletivo. Mais de 29 mil candidatos concorrem a 5.490 vagas em 106 opções de cursos nesta edição, despedindo-se do modelo tradicional de provas. A partir do próximo ano, o ingresso na UFS só será feito através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Um total de 59 locais de prova foi preparado para receber desde domingo os prováveis alunos da instituição pública de ensino superior que pretendem ingressar em cursos nos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. Para tanto, duas exigências precisam ser alcançadas pelos alunos no dia de seleção, um deles é chegar dentro do horário permitido para a avaliação, antes de os portões fecharem às 9 horas e o segundo é fazer bem a prova vencendo a concorrência. Muitos sequer conseguem corresponder a primeira delas.
“Eu estou acompanhando uma amiga que optou por pagar um táxi para não correr o risco de chegar atrasada para a prova, porque tem ônibus que ficam bem disputados e o trânsito também fica complicado em algumas regiões da cidade”, comentou a estudante da UFS, Mariane Sampaio, que aguardava a amiga candidata do lado de fora do campus São Cristóvão. Na sala onde a participante realizava a prova dez pessoas haviam faltado somente no primeiro dia de prova passando a compor a estatística de evasão que no ano passado atingiu o índice de três mil alunos faltosos, uns por desistência outros por não chegarem a tempo para a realizaçãodo exame.
No Colégio Atheneu Sergipense, que também sedia o processo seletivo, ocorrência semelhante se repetia, pois mesmo sendo esta a segunda vez que a UFS permite o início das provas às 9 horas e não às 8 horas, como antes, houve quem não conseguisse entrar no local antes de os portões serem fechados. Foi o que percebeu a candidata ao curso de arquitetura, Shayna Nunes. Ela disse que ontem quatro pessoas deixaram de participar do vestibular. Com relação à dificuldade da prova, que dispôs de questões do segundo ano do ensino médio, a aluna revelou que o nível estava fácil.
“Para quem estuda não há dificuldade”, orientou a concorrente de uma das 50 vagas disputadas no curso, ressaltando que nenhum erro de elaboração das questões foi constatado pelos participantes nos dois primeiros dias, o que garantiu mais alívio na hora da prova. Tranquilidade que foi reforçada por muitas escolas que apoiavam seus candidatos antes e depois da prova através de stands montados logo na entrada dos locais de exame para distribuição de água ou ainda as mensagens de boa sorte espalhadas em faixas e cartes afixados nas paredes e nas vias públicas.
Nas ruas podiam ser encontrados ainda, em determinadas áreas como o Centro, agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. Eles ampliaram o monitoramento para evitar o aumento dos congestionamentos e a parada de veículos em pontos inadequados para ao embarque e desembarque dos estudantes.
“Posso dizer que tivemos dois dias tranquilos, sem nenhum problema e sequer alguma anormalidade que impedisse o andamento do processo seletivo. A expectativa agora é que até quarta-feira tudo continue ocorrendo bem”, comentou o coordenador do Concurso VestibularManuel Leite Torres. Sobre a quantidade de faltosos ele disse que um balanço estava sendo confeccionado e só seria concluído na noite desegunda-feira.
O vestibular
As inscrições para o vestibular 2012 se encerraram no último dia 5 de agosto. As provas iniciaram no domingo e seguem até amanhã, quando será aplicada a redação. Nos outros três dias os candidatos fizeram uma prova com 40 questões de múltipla escolha referentes ao conteúdo da primeira, segunda e terceira série do ensino médio respectivamente. Já para o resultado a estimativa é que uma pré-classificação seja conhecida nas próximas duas semanas.
Nesta edição, os candidatos tiveram mais quatro opções de curso: Medicina e Odontologia no campus de Lagarto; e, no campus São Cristóvão, Matemática Aplicada e Ciências da Religião. Cada um oferta 50 vagas. Além das novas opções, dois cursos tiveram aumento no número de vagas: Engenharia Civil, que passou de 80 para 100; e Biologia licenciatura passou de 30 para 40 vagas.
Devido ao sistema de cotas da UFS reserva 50% das vagas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% reservam-se a estudantes que se autodeclaram pardos, índios ou afrodescendentes. Cada curso de graduação oferta, ainda, uma vaga para candidatos portadores de necessidades educacionais especiais.
O Enem
Apartir da seleção de 2013, a UFS adotará o Enem para selecionar candidatos para os cursos de graduação, mas sem adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A Coordenação de Concurso Vestibular (CCV) continuará responsável pela inscrição local e divulgação dos resultados.