Qui, 22 de dezembro de 2011, 12:55

Resultado do último vestibular tradicional da UFS é divulgado

JornaldaCidade.Net

Wilma Anjos - Equipe JC

Aracaju (21 dez) - O resultado do último vestibular tradicional da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi divulgado hoje no auditório da reitoria da universidade. Em 2012 o ingresso na UFS se dará por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Fundação Carlos Chagas deixará de elaborar as provas para a universidade. Ao contrário dos outros nove nomes da lista dos dez primeiros colocados, apenas o primeiro lugar geral não prestou vestibular para o curso de Medicina. Gabriel Amos Alves Cruz, de apenas 17 anos, foi aprovado em Engenharia Civil graças aos 17.422.29 acumulados durante o processo seletivo seriado.

Este ano foram mais de 29 mil candidatos que concorreram a uma das 5.490 vagas, das 106 opções de cursos da universidade. A edição foi considerada tranquila pelo reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho. Apenas 12% dos inscritos não compareceram aos quatro dias de provas – índice um pouco acima dos 10% registrados em 2010.

O coordenador do de Concurso Vestibular (CCV), professor Manuel Leite Torres, pediu ontem que os aprovados se atentem para as datas de matrícula. Nos campi de São Cristóvão e Laranjeiras os calouros têm de nove a 13 de janeiro para se matricular, em Lagarto será feita a matrículano dia 16 de janeiro e Itabaiana em 23 de março.

As provas do vestibular 2012 foram feitas em quatro dias – de 27 a 30 de novembro – e no último dia sete de dezembro foi revelado o nome dos 9001 pré-classificados no certame. A correção das redações encerrou na terça-feira (20), um dia antes da divulgação do resultado final.

Primeiro Geral

O adolescente Gabriel Amos Alves Cruz, de 17 anos, resolveu seguir o exemplo dos irmãos mais velhos (Walber e Waldson Júnior) e prestou vestibular para Engenharia. O garoto foi aprovado em primeiro lugar geral com mais de 17 mil pontos e, segundo o diretor da escola que estadava, o Amadeus, Joaquim Machado Barreto Menezes Filho, desde 2005 o menino se destacava em sala de aula. “Ele foi aprovado no Vestibulinho do Amadeus de 2005. Desde então sempre foi o primeiro em tudo!”, informou o diretor.

O pai de Gabriel, o odontólogo Waldson Souza Lima, mal conteve a emoção na hora de falar da vitória do filho mais “Meus filhos mais velhos se formam em Engenharia em 2012, pela UFS. Um em engenharia Química e o outro em Engenharia Elétrica. Não tenho nem palavras para descrever o quanto estou orgulhoso!”, disse emocionado.

Segundo Gabriel, apesar de ser uma meta difícil passar em primeiro lugar geral no vestibular da UFS, deu para conciliar a responsabilidade com a diversão. “Não me isolei do mundo. Me dediquei bastante aos estudos, mas com um pouco de organização deu também para curtir um pouco”, deu a dica.

Nesta tarde o menino foi o herói do Amadeus. Aguardado pelos professores da escola, colegas e imprensa, ao chegar no colégio ele rapidamente foi abordado para erguer o troféu de primeiro lugar geral.

Rede Pública

A rede pública de ensino também comemorou o resultado final do vestibular da UFS. Professores e estudantes se reuniram hoje no colégio Atheneu, no bairro São José, para conferir os nomes.

Há 27 anos fora da sala de aula, o autônomo Carlos Alberto Boreli passou em segundo lugar no curso de Direito e promete apoiar agora a esposa para também entrar na UFS. “Estudei no pré-universitário do estado e estou muito orgulhoso da conquista. Isso mostra que tudo é possível para quem se esforça”, aconselhou.

Já que o assunto é dedicação, o deficiente auditivo Jonathan Vitor Silva, de 24 anos, vai precisar de bastante empenho para ir e voltar diariamente do campus de Laranjeiras, onde cursará Teatro. Este é o primeiro vestibular do jovem, que será o único universitário de uma família de seis irmãos.

A rede ainda não tem o levantamento de quantos alunos foram aprovar este ano, mas a expectativa é superar os 3.300 alunos aprovas em 2010.

Enem

Este é o último ano de seleção através do modelo tradicional. A partir de 2012 os candidatos ingressarão à UFS através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o coordenador do CCV (Coordenação de Concurso Vestibular), professor Manuel Leite Torres, não há com o que se preocupar. A mudança, segundo ele, se resume a elaboração das provas – que passará da Fundação Carlos Chagas para o Enem.

“O candidato vai se inscrever normalmente no período do nosso vestibular. Ele escolherá um de nossos 106 cursos e no dia do vestibular vai responder a prova do Enem e não mais da Carlos Chagas. As provas serão corrigidas em Brasília, mas será levado em consideração os nossos critérios de classificação”, explicou o professor. A primeira edição do Enem 2012 (em abril) não será utilizada para ingresso na UFS. Será para as provas de novembro que os candidatos deverão se preparar ano que vem.

Confira a lista dos dez primeiros colocados no Vestibular 2012 da UFS:

1. Gabriel Amos Alves Cruz Lima – Engenharia Civil – 17.422.29 pontos

2. Ellen Silva de Carvalho – Medicina - 16.605.99 pontos

3. Flávia Apolonio Nobrega – Medicina – 16.415.64 pontos

4. Ana Elisabeth Leal Varjão – Medicina – 16.371.00 pontos

5. Maria Julia Silveira Souto – Medicina – 16.361.02 pontos

6. Rodrigo Oliveira Almeida – Medicina – 16.353.32 pontos

7. Ana Luiza Conceição de Jesus – Medicina – 16.341.98 pontos

8. João Paulo Andrade Fonseca – Medicina – 16.335.65 pontos

9. Arthur Felipe Barbosa Vasconcelos – Medicina – 16.310.35 pontos

10. Vitor Joaquim Barreto Fontes – Medicina – 16.305.98 pontos

Confira aqui a lista completa.

Atualizado em: Qui, 22 de dezembro de 2011, 12:56