Sex, 09 de dezembro de 2016, 12:05

Novos profissionais de enfermagem do HU são capacitados
Curso beneficiou 11 enfermeiros e 29 técnicos em enfernagem
“Os profissionais já vão adentrar em seus ambientes de trabalho com um conteúdo bastante atualizado para usar em suas rotinas, isso ajuda na melhoria da qualidade assistencial do paciente, com destaque para a segurança do paciente”, comenta Maria Josiene Teles,  enfermeira responsável pelo Nepe.
“Os profissionais já vão adentrar em seus ambientes de trabalho com um conteúdo bastante atualizado para usar em suas rotinas, isso ajuda na melhoria da qualidade assistencial do paciente, com destaque para a segurança do paciente”, comenta Maria Josiene Teles, enfermeira responsável pelo Nepe.

Profissionais de enfermagem que foram aprovados no concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e que foram convocados no último mês de novembro, acabaram de concluir uma capacitação completa oferecida pelo Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem (Nepe) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS).

O curso beneficiou 11 enfermeiros e 29 técnicos em enfernagem, e incluiu módulos como Identificação e Assistência para Parada Cardiorrespiratória, Processo de Enfermagem, Sistematização da Assistência em Enfermagem, entre outros itens que, de acordo com a enfermeira responsável pelo Nepe, Maria Josiene Teles, são fundamentais para o dia a dia do profissional de enfermagem no HU.

“Os profissionais já vão adentrar em seus ambientes de trabalho com um conteúdo bastante atualizado para usar em suas rotinas, isso ajuda na melhoria da qualidade assistencial do paciente, com destaque para a segurança do paciente”, comenta.

Participantes

Quem participou da capacitação aprovou o conteúdo, a exemplo da enfermeira Ynajara Cunha. “Eu pretendo aplicar em minhas práticas esse conhecimento, a exemplo dos processos de enfermagem que estão sendo instituídos no HU e que são de extrema importância para qualquer profissional dessa área. Outro ponto que destaco é a identificação e assistência para parada cardiorrespiratória, fundamental para o profissional de saúde”, diz a enfermeira.

Agleide Araújo, que também é enfermeira, participou de todos os módulos, e aproveitou para enfatizar a importância de relembrar alguns temas durante a capacitação. “Percebi que alguns profissionais de enfermagem convocados estavam precisando atualizar suas práticas, e a equipe do Nepe foi ótima, pois contribuiu para relembrarmos conteúdos que são muito importantes para a nossa rotina. Capacitações como essas são extremamente relevantes para o profissional”, pontua.

Extensão

Nas próximas integrações de profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) alguns treinamentos poderão ser estendidos a outras áreas, além da enfermagem. Um deles é a Identificação e Assistência para Parada Cardiorrespiratória, conforme destaca a enfermeira responsável pelo Nepe, Maria Josiene Teles.

“Esse é um treinamento indispensável para qualquer setor da área de saúde, por isso precisamos ter uma equipe preparada e atualizada sempre, para evitar erros e prejuízos graves aos pacientes”, reforça.

Unidade de Comunicação Social do HU


Notícias UFS