Qua, 25 de janeiro de 2017, 10:21

UFS aprova propostas em Chamadas Públicas da Fapitec/SE
Objetivo é estimular a relação acadêmico científica

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – FAPITEC/SE, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, divulgou os resultados das Chamadas Públicas do Edital CAPES/FAPITEC/SE N° 11/2016 Programa de Estímulo ao Aumento da Efetividade dos Programas de Pós-Graduação em Sergipe (PROEF) e do Edital CAPES/FAPITEC/SE N° 10/2016 - Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperaçao Acadêmica da Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior de Sergipe (PROMOB).

A UFS aprovou um número expressivo de propostas nas duas chamadas sendo que, das 49 propostas aprovadas no PROEF, 44 foram de programas de pós-graduação da UFS (cerca de 89,8%) e, no caso do PROMOB, do total de propostas aprovadas, 63, os pesquisadores da UFS e seus respectivos grupos de pesquisa aprovaram 51 propostas (cerca de 81%). Essas chamadas públicas são muito importantes para a consolidação dos programas de pós-graduação, na produção qualificada de recursos humanos, ao estimular a interação científico-acadêmica de modo a constituir redes de cooperação com consolidados grupos de pesquisas nacionais; consolidar as linhas temáticas e estimular novas áreas dentro de programas de pós-graduação.

Ambos os programas são resultados do convênio firmado entre a FAPITEC/SE e CAPES e que objetivam, no caso do PROEF, proporcionar melhores condições para a formação de recursos humanos, a produção e o aprofundamento do conhecimento nos cursos de pós- graduação stricto sensu acadêmicos e profissionais, ministrados pelas Instituições de Ensino Superior do Estado de Sergipe. Já o PROMOB objetiva a concessão de apoio financeiro para proporcionar melhores condições na formação de recursos humanos e na cooperação acadêmica, na produção e no aprofundamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos e profissionais do Brasil recomendados pela CAPES, sendo o proponente uma IES do Estado de Sergipe, pública ou privada.

Confira os resultados do PROMOB e do PROEF

Com informações da Posgrap e da FAPITEC

comunica@ufs.br


Atualizado em: Qua, 25 de janeiro de 2017, 12:28
Notícias UFS