Ter, 31 de janeiro de 2017, 18:07

CNPq contempla a UFS com 20 bolsas de Produtividade em Pesquisa
Sergipe possui 78 pesquisadores bolsistas PQ; 71 são da UFS

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou nesta terça, 31, o resultado da chamada pública de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) referente às chamadas de 2016. O resultado mostra que a UFS foi contemplada com 20 bolsas (veja a lista abaixo da matéria). Atualmente, no estado de Sergipe, existem 78 pesquisadores bolsistas PQ, sendo 71 da UFS.

Leia também:

CNPq concede bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) a pesquisadores da UFS

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Lucindo Quintans, “este resultado corrobora o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos buscando melhorar os indicadores de qualidade em pesquisa e na pós-graduação na UFS”. O professor Lucindo ainda destaca que “os bolsistas de produtividade representam um importante e seleto grupo de pesquisadores que participam e contribuem na avaliação de propostas para as chamadas públicas do CNPq".

"Eles têm experiência na busca de financiamento para projetos de pesquisa, inclusive integrando obrigatoriamente o quadro de consultores 'ad hoc' do CNPq, da Capes e das fundações de amparo à pesquisa estaduais, e são reconhecidos pelos pares como pesquisadores de excelência para suas áreas. Portanto, o número de bolsistas de produtividade de uma instituição ou de um programa de pós-graduação acaba sendo um dos importantes indicadores de qualidade”, complementa o pró-reitor.

As bolsas de PQ são destinadas a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção científica. Entre os critérios, estão a produção científica e tecnológica, participação na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e sua contribuição para suas respectivas áreas. Apesar disso, cada área ainda possui critérios específicos de avaliação. A análise é comparativa entre os pares e os bolsistas PQ são distribuídos em cinco níveis: 1A, 1B, 1C, 1D e 2. O valor da bolsa varia de R$ 1.100 a R$ 1.500.

Posgrap


Atualizado em: Ter, 31 de janeiro de 2017, 18:22
Notícias UFS