A superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), Angela Silva, acompanhou o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, durante visita nesta quarta-feira, 15, ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí.
Angela aproveitou para conhecer a área de Oncologia do HU-UFPI, visto que, em breve, o HU-UFS passará a atender, com a devida habilitação pelo Ministério da Saúde, aos pacientes com câncer. “O HU de Sergipe inaugura ainda neste semestre a ampliação do Anexo Hospitalar, que se concentrará nas áreas de Oncologia, Transplantes e Diagnósticos. É importante conhecer de perto o trabalho de outros hospitais universitários federais na área de oncologia para tentar levar para o nosso estado as experiências que estão dando certo”, declarou a superintendente.

Também participaram da comitiva o vice-presidente da Ebserh, Laedson Bezerra, o superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente, o reitor da UFPI, José Arimateia, e superintendentes de mais três hospitais filiados: Mônica Paulino (HUJB/UFCG); Joyce Lages (HU-UFMA) e Paulo Amorim (CHU-UFPA).
Na oportunidade, o presidente da Ebserh, Kleber Morais, anunciou uma parceria com hospitais universitários da França, que possibilitará que pesquisas sejam feitas em conjunto entre Brasil e França, e a criação de um novo plano de cargos, carreiras e salários para os empregados da estatal.
Anexo Hospitalar
A previsão é que o Anexo Hospitalar do HU-UFS, que terá 51 leitos, sendo 26 enfermarias; 16 para quimioterapia; seis para diálise e três para transplantes, inicie as suas atividades ainda no primeiro semestre de 2017. As obras estão em andamento, seguindo o cronograma previsto para a sua conclusão.
Sobre a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Unidade de Comunicação Social do HU