Qua, 16 de maio de 2018, 17:29

Homenagens marcam a solenidade pelo cinquentenário da UFS
Evento contou com apresentação do coro e orquestra da universidade
Cerimônia aconteceu ontem no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. (fotos: Adilson Andrade/ Ascom UFS)

“Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Foi recitando os versos do poema “Mar português”, de Fernando Pessoa, que o ex-reitor (1984-1988) Eduardo Garcia refletiu sobre a noite de ontem, 15, no evento do cinquentenário da UFS. “Estamos aqui provando que a alma da população que compõe a universidade não é pequena e, assim, estão sendo homenageadas as pessoas que dedicaram parcela importante de suas vidas para a construção dessa casa”.

Veja as fotos do evento.

A cerimônia foi realizada no Teatro Tobias Barreto com entrega de medalhas àqueles que contribuíram para a construção da instituição e apresentação da orquestra sinfônica e o coro.

Para o filho do ex-reitor, o professor Eduardo Garcia Júnior, o momento se torna ainda mais gratificante por ter a oportunidade de acompanhar o pai na ocasião. “Vejo como uma retribuição muito justa a uma pessoa que se dedicou a vida inteira pela universidade pública e gratuita”, afirma o chefe do Departamento de Música (DMU).

Eduardo Garcia (dir.), ao lado do professor do DMU, foi reitor da UFS de 1984 a 1988.

De acordo com o reitor Angelo Antoniolli, o sentimento de pertencimento é algo presente na UFS para com a sociedade sergipana. “Pensamos na integração com a sociedade sergipana em todas as áreas de conhecimento e isso nos faz fortes e pertencidos pela sociedade. Isso nos representa e nos faz sentir como Universidade Federal de Sergipe”.

Ainda de acordo com o professor Angelo, a cerimônia resgatou a história da universidade através dos que ajudaram com seu legado, reafirmando seu compromisso com os alunos e, fundamentalmente, com a sociedade.

Ao lado da vice Iara Campelo, o reitor Angelo Antoniolli foi o anfitrião da solenidade.

Outro homenageado da noite foi o ex-reitor (2004-2008 e 2008-2012) Josué Modesto dos Passos Subrinho, atual secretário de Estado da Educação. Ele encara como um privilégio reencontrar ex-alunos e amigos. Além disso, diz que uma das características mais marcantes da universidade é o fato de ser um agente transformador na vida das pessoas.

“Há sempre uma procura de melhoras e a UFS reflete isso durante esse meio século de história e vem aprimorando a busca constante de ser um motor do desenvolvimento da sociedade sergipana”, declara Josué.

Josué Modesto (ao centro) foi reitor de 2004 a 2008 e entre 2008 e 2012.

Solenidade

Com um repertório preparado exclusivamente para a ocasião, o regente Guilherme Mannis conduziu a apresentação da orquestra e do coro da UFS com clássicos e músicas nordestinas.

“É algo que tenta ir ao encontro do público com muita qualidade, sempre. É um momento muito especial e uma honra muito grande para todos nós celebrarmos os 50 anos com muita música”, ressalta Guilherme.

“É um momento muito especial e uma honra muito grande para todos nós”, diz Guilherme Mannis, regente da orquestra.

Para Nathaly Silva, 19, estudante do 4º período do curso de História, essa foi uma oportunidade para apreciar os músicos da UFS pela primeira vez. “O que me trouxe ao evento foi, primeiramente, o fato de ele ser gratuito e de eu poder ter acesso a um concerto. Já que fazemos parte da instituição, nada mais justo do que estar aqui.”

Apresentação mesclou clássicos e músicas nordestinas.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Sex, 18 de maio de 2018, 11:35