
Foi dado início o período de pré-matrícula institucional dos candidatos aprovados na chamada única do Processo Seletivo UFS 2019 - Sisu/MEC 2019.1. Essa etapa destina-se à apresentação do próprio candidato na universidade para entrega da documentação mínima exigida. O processo teve início na quarta-feira, 30, e vai até a próxima segunda, 04.
A Universidade Federal de Sergipe oferta 5.440 vagas distribuídas em 104 opções de cursos nos campi de São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. E, de acordo com o edital, cada um desses cursos segue seu próprio cronograma de pré-matrícula.
Segundo o pró-reitor de Graduação (Prograd), Dilton Maynard, o processo está ocorrendo dentro das expectativas. “Está sendo uma festa. Os centros acadêmicos estão fazendo a festa no lado de fora [Centro de Vivência], mas o trabalho aqui dentro está bem tranquilo. Não tivemos nenhum problema com energia, sistema de informação e os candidatos estão sendo atendidos com brevidade”, completa.

Conforme Dilton, o cronograma foi elaborado em ordem alfabética. “Estamos atendendo na média de 30 a 40 cursos por dia. Hoje, pela manhã, já tínhamos atendido mais de 700 pessoas. É um fluxo intenso, mas felizmente, a maneira que a gente acabou organizando,está permitindo que o trabalho ocorra sem nenhum transtorno”, explica.
De acordo com o assessor técnico da Prograd, Gustavo Torres, no primeiro dia foram atendidos cerca de 750 alunos. “No geral, a média de atendimento chega a 1000, 1220, mas a gente tenta balancear para, no primeiro dia, pegar um pouquinho menos”, conta.
Em comparação com ano passado, algumas mudanças ocorreram no processo de matrícula. De acordo com o pró-reitor, a primeira mudança é no modelo do Sisu. “Quando o candidato passa em uma das opções, ele não vai para a lista de espera. Só vai para a lista de espera quem foi reprovado nas duas opções. Pela nossa parte, procuramos aperfeiçoar algumas coisas. Umas delas é a criação da comissão de laudos médicos que faz uma triagem de candidatos que irão ou não ser periciados [no caso dos candidatos com deficiência]”, explica.
Vale ressaltar, também, que pela primeira vez, todas as pessoas que estão trabalhando na matrícula são servidores da UFS. “A Pró-Reitoria de Graduação abriu o edital e os servidores se inscreveram, tivemos mais de 160 inscritos. Todos eles passaram por uma pequena capacitação junto ao DAA e Assistência Técnica da Prograd”, comenta Dilton.

Para Gustavo Torres, esses servidores já têm expertise administrativa. “Eu conversei com o pessoal de todos os setores, todos estão animados, se estimulando cada vez mais com o trabalho de atendimento. Foi muito legal enxergar essa coisa, que eu não imaginava”, relata.
Calouros

Flávia Luana Feitosa, aprovada em Administração, ficou satisfeita com a recepção dos atendentes. “É a primeira vez que estou me matriculando, então está sendo muito especial para mim, uma inovação. O processo de pré-matrícula foi ótimo, com a ajuda das pessoas. Minha cadeira teve um probleminha, aí a sorte que conseguiram outra cadeira para mim e estou aqui. Eu estou muito feliz”, conta a caloura.

Para Tarcísio Dantas, de Maruim, no interior do estado, aprovado em Ciências Biológicas no campus de São Cristóvão, realizar a pré-matrícula foi um processo tranquilo. “Achei que estaria um caos aqui, porque é muita gente, muitos cursos. Mas foi rápido, não faz nem uma hora que cheguei aqui e já me matriculei”, diz.
Raiane Torres, também selecionada em Ciências Biológicas, conta que optou pelo curso porque gosta de assuntos relacionos à natureza. “Sempre tive muita vontade de me conectar com a natureza e fazer alguma coisa para mudar o meio ambiente”, explica a jovem.

Assim como Tarcísio, Anthony Markson Melo, aprovado no curso de Direito,enfatizou a rapidez no atendimento.“A pré-matrícula foi rápida, eu cheguei e fui atendido em menos de 20 minutos”. Em relação à escolha da universidade, ele conta que sempre pensou em estudar na UFS. “Minha avó e meu avô foram estudantes daqui, aí eu sempre quis dar esse retorno”, conta o aprovado.

Gabriela Ainalide, caloura de Ciências Contábeis do campus de São Cristóvão e ex-aluna de Ciências Sociais, acha que o processo de pré-matrícula melhorou neste ano. “Acho que tem mais pessoas recebendo os calouros, e estou achando massa”, relata.
Para mais informações, acesse o Sisu UFS.
Ascom
comunica@ufs.br