Sex, 04 de setembro de 2020, 17:00

UFS institui o Comitê de Gestão de Riscos e Controles
A operacionalização será feita junto às unidades responsáveis pela estrutura de governança da UFS

Por meio da Portaria nº 648/2020/GR, o reitor Angelo Roberto Antoniolli instituiu o Comitê de Gestão de Riscos e Controles da Universidade Federal de Sergipe (CGRC). O comitê é a unidade colegiada responsável por conduzir a execução do Plano de Gestão de Riscos e Controles da instituição.

O CGRC é uma ação integrada e plural, com missão de atuar no planejamento e execução da gestão de riscos e controles. Com isso, o comitê alcançará todos os processos da universidade, sejam administrativos ou acadêmicos, e deverá interagir diretamente com os setores e servidores que executam os processos da instituição.

De acordo com Fred Amado, coordenador do Comitê de Gestão do Programa de Integridade, a importância da gestão de riscos e controles vem da necessidade de garantir melhores resultados das atividades desempenhadas pela UFS. “Uma gestão bem executada permite mitigar os riscos que podem impactar negativamente o trabalho de todos nós. Isto permite maior segurança aos atos praticados pelos gestores e servidores (professores e técnicos) da universidade”.

A operacionalização da gestão de riscos e controles deverá ser realizada em consonância com as demais unidades responsáveis pela estrutura de governança da UFS.

"O nosso Comitê terá o papel de identificar os riscos inerentes às diversas atividades realizadas na UFS, avaliando o melhor tratamento e identificando a forma de controle mais adequada para minimizar os efeitos negativos que possam comprometer o desempenho e a efetivação dos trabalhos realizados", conta o coordenador adjunto do CGRC, Marcos Vinícius Nascimento.

Ainda segundo ele, com a adoção do gerenciamento de riscos em todas as unidades será possível mais eficiência e segurança aos trabalhos executados na universidade. "Assim, o atendimento público de qualidade sempre almejado por todos que trabalham na UFS será ampliado", diz.

Para o coordenador adjunto do CGRC, Marcos Vinícius Nascimento, "a gestão de riscos a ser implementada buscará a melhoria contínua dos processos organizacionais da universidade ( foto: arquivo pessoal).

Capacitação em Gestão de Riscos

Como preparação anterior, o Comitê de Gestão do Programa de Integridade da UFS e o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) promoveram o curso “Gestão de Riscos: Governança e Integridade”, realizado nos dias 25 e 27 de agosto e 1º de setembro.

O curso estava de acordo com as recentes determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), abordou o que tem de mais atual nas estruturas de governança do Poder Executivo Federal e respondeu perguntas como “Você sabe o que é gestão de riscos?” e “Sabe de que forma a gestão de riscos favorece as atividades do seu setor?”.

Membros do Comitê

A designação dos membros para compor o CGRC foi feita através da Portaria nº 659/2020/GR. Estes cumprem suas atividades no comitê até 15 de novembro de 2020. Veja abaixo a lista:

1. Valter Joviniano de Santana Filho, lotado no GVR, na função de coordenador;

2. Marcos Vinícius Nascimento Gonzalez Castaneda, lotado na PROPLAN, na função de coordenador adjunto;

3. Patrícia Tavares de Araújo, lotada na AUDINT;

4. Fred Amado Martins Alves, lotado na CAAV;