Sex, 11 de setembro de 2020, 22:10

Tribunal Regional Federal da 5ª Região aprova voto de congratulações à UFS
Iniciativa premia universidade pelo resultado obtido no ranking das universidades e pela qualidade do curso de Direito

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Recife, aprovou, por unanimidade, voto de congratulações à Universidade Federal de Sergipe, pelo resultado obtido no ranking dos cursos das universidades do Brasil e pela qualidade do curso de Direito da UFS. A proposição do desembargador federal Carlos Rebêlo Júnior teve a concordância dos demais 15 desembargadores presentes à sessão, sendo que dois deles, José Lázaro Alfredo Guimarães e Alexandre Luna Freire, subscreveram o voto.

A sessão plenária aconteceu no dia 2 deste mês e o ofício comunicando a decisão da corte federal foi encaminhada pelo presidente do TRF-5, Vladimir Souza Carvalho, ao reitor Angelo Antoniolli nesta quinta-feira, dia 10. Recentemente, a Universidade Federal de Sergipe foi classificada entre as oito melhores instituições do Brasil e a melhor da região Nordeste, de acordo com o World University Rankings 2021, do Times Higher Education (THE).

“Se os colegas aprovarem, sugiro que seja remetido, pelo Tribunal, um ofício para o atual Reitor da Universidade Federal de Sergipe com as congratulações pela posição que esta universidade tem obtido no ranking dos cursos das universidades do Brasil. Especificamente do Direito, temos no Tribunal duas pessoas oriundas, vinculadas àquela universidade. Todos os juízes sergipanos são oriundos daquela universidade, há muitos servidores”, afirmou o desembargador Carlos Rebêlo, que é professor da UFS, onde o presidente Vladimir Carvalho formou-se em Direito.

O desembargador observou que a atual gestão da UFS sempre esteve aberta às parcerias com a Justiça Federal: “Na sua gestão, alguns colegas aqui têm ciência disso, ele sempre prestigiou com parcerias, tanto com a Seção Judiciária de Sergipe, quanto com a Escola da Magistratura, com várias atividades. Vários eventos foram feitos durante a sua gestão no reitorado da universidade. Essas são as razões que eu invoco para motivar esse expediente. Lembro a V.Exas. que o Curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe, no tempo do Provão, sempre esteve na classificação A ou B e, em termos de prova da OAB, quando não está em primeiro lugar, está entre os primeiros com o percentual de aprovação, o que demonstra o empenho da Administração da Universidade com a aprendizagem da nossa juventude.”

Ao subscrever o voto, o desembargador federal Lázaro Guimarães lembrou que, quando estava à frente da Escola de Magistratura do TRF-5 fez uma pareceria com a UFS e assinaram um convênio com a universidade de Buenos Aires para lançar um programa de mestrado que seria oferecido pela universidade argentina, mas que não chegou a acontecer. “Então, desde aquela época eu tinha uma impressão muito boa, favorável à organização, à qualidade dos cursos, especialmente o Curso de Direito da UFS. Já tive oportunidade de fazer palestras a convite do desembargador federal Carlos Rebêlo e sou testemunha do empenho e dedicação de S.Exa. e dos professores desta universidade.”

O desembargador federal Alexandre Luna Freire lembrou-se de quando participou do Congresso Nacional de Estudantes de Direito na então Faculdade de Direito da UFS: “Registro esse fato por uma grata recordação, quando a Faculdade de Direito de Sergipe, na década de setenta, tinha uma atuação de repercussão nacional promovendo, anualmente, seminários relevantes. Lembro que esteve no evento de 1975, quando lá estive, no auditório Tobias Barreto, a presença do professor Celso Antônio Bandeira de Melo, palestrando, o Ministro Moreira Alves e mais alguns nomes que me falham à lembrança”.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor