Qua, 04 de novembro de 2020, 15:51

UFS aprova 40 projetos no Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educação da Fapitec
O objetivo é trazer suporte a atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação

A Universidade Federal de Sergipe foi destaque na aprovação de projetos do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educação para o Estado de Sergipe, da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). Entre as 10 aprovações com recursos, nove são da universidade, o que representa mais de R$ 153,5 mil investidos nas produções da UFS. Já entre projetos não financiados, foram aprovadas 31 propostas.

Por meio de parceria com as secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), o resultado do Edital Fapitec/SE/Seduc Nº 02/2020 foi divulgado na última sexta-feira, 30.

Para Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, a posição de destaque da UFS no edital é motivo de muito orgulho. “Esse resultado reflete mais uma vez a relevância da pesquisa desenvolvida na UFS e a importância do fortalecimento da universidade pública para o desenvolvimento de uma sociedade mais desenvolvida e capacitada”.


Lucindo Quintans é pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Lucindo Quintans é pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O edital tem como objetivo trazer suporte a atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, concedendo apoio financeiro individual de até R$ 20 mil por projeto financiado e totalizando um valor global estimado de R$ 300 mil.

A professora Maíra Bittencourt foi uma das pesquisadoras comtempladas com recurso. Com o projeto do podcast “Se é Ciência”, ela pretende desmistificar o ambiente de pesquisa destacando a ciência realizada no estado. “Nosso projeto visa o público que ainda não está na universidade. Queremos apresentar as pesquisas científicas desenvolvidas aqui no estado pela nossa universidade, de forma simples e descontraída, com intenção de despertar o interesse, de estudantes do ensino médio, pela universidade”, cita.


Professora Maíra Bittencourt aprovou o projeto do podcast “Se é Ciência”. (fotos: Arquivos pessoais)
Professora Maíra Bittencourt aprovou o projeto do podcast “Se é Ciência”. (fotos: Arquivos pessoais)

“O conselho escolar como protagonista da auto gestão financeira da escola” foi outro projeto financiado. De acordo com a coordenadora Jussara Jacintho, esse tipo de resultado é importante na medida em que possibilita a saída dos muros da instituição para estudar a realidade e, sobretudo, para aprender com ela.


“O conselho escolar como protagonista da auto gestão financeira da escola” foi a proposta da professora Jussara Jacintho
“O conselho escolar como protagonista da auto gestão financeira da escola” foi a proposta da professora Jussara Jacintho

“Ficamos muito felizes. Nós trabalhamos de maneira bem centrada e planejada para que pudéssemos ter muita precisão na colocação que a agente pretendia fazer. Foi um trabalho em equipe e a contribuição foi assídua por parte de todos, afirma professora Jussara.

O edital

As linhas temáticas foram divididas em quatro áreas, sendo que, para cada uma, foram especificados temas de interesse. Na Área Emergencial, a linha temática é Covid-19 e Educação. Na Área de Ensino, o edital aponta as linhas temáticas Ensino Fundamental e Médio, Educação Profissional e Apoio ao Ensino. Na Área de Planejamento e Orçamento, constam as linhas Censo Escolar, Orçamento e Ordenamento da Rede. Na Área de Suporte, as linhas são Alimentação, Transporte, Engenharia e Tecnologia da Informação.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Qua, 04 de novembro de 2020, 16:15