Jornal do Dia
Milton Alves Júnior
Apesar da greve dos professores, a eleição para escolha do novo reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) ocorre tranquilamente e registra um grande número de eleitores nos dois primeiros dias do pleito. No último domingo, 27, a votação teve início nos pólos da educação a distância, e desde a manhã de ontem é a vez dos campi - São Cristóvão, Saúde (HU, em Aracaju), Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto, nos quais o processo segue até a tarde de hoje.
A expectativa é que mais de oito mil eleitores - entre professores visitantes, substitutos e temporários que tenham sido contratados até a data de aprovação do regulamento, os alunos regularmente matriculados no ensino médio e nos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo-se aqueles do ensino a distância - participem do processo eleitoral.
Aprovação - Candidato único, o professor Ângelo Roberto Antoniolli, atual vice-reitor, ressaltou em entrevista a satisfação por perceber que as pessoas estão participando, e torcendo por uma gestão de êxito para o corpo técnico e estudantil da instituição. Estou como vice do professor Josué e espero que todo o trabalho que estamos realizando ao longo dos últimos quatro anos possa continuar. Basta conversar com os acadêmicos e servidores em geral, que vocês vão perceber o quanto eles estão satisfeitos com a nossa gestão. É claro que não é unanimidade, mas sabemos que a nossa aprovação vem da grande maioria, declarou o candidato.
Conforme declarações da Assessoria de Comunicação da UFS, uma Comissão Eleitoral será responsável pela apuração dos votos que deve iniciar amanhã a partir das 8h, em um local de fácil acesso à comunidade universitária e assegurada a fiscalização das atividades pelos interessados.
Ainda de acordo com Antoniolli, com a confirmação do seu nome para o comando da UFS, o eleitorado vai dar uma aula de democracia. Existia o fantasma do boicote e consequentemente falta de quorum, mas para a nossa alegria muitos estão participando do ato e estamos prestes a contar com uma nova gestão. Não muito diferente da anterior, porém com um desejo novo de melhoria e qualificação da educação na Universidade Federal de Sergipe, analisou. Antoniolli, que tem o professor André Maurício Conceição de Souza como candidato ao cargo de vice-reitor.