
Interruptores terão adesivos em todos os campi
O Programa UFS Ambiental lançou nesta terça-feira, 5, a campanha “Apague a luz. Acenda esta ideia”, que consiste na utilização de adesivos nos interruptores de todos os campi a fim contribuir para a redução de energia elétrica na instituição.
A campanha, que faz parte do projeto integrado “Consciência ambiental: Repense seus valores, repasse essa ideia”, surgiu do Programa de Eficiência do Gasto, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), cujo objetivo é promover a eficiência energética dos órgãos públicos. “O adesivo é mais uma forma que encontramos de incentivar as pessoas a apagarem as luzes e desligarem os computadores quando não estiverem sendo utilizados, é um apelo visual. Nossa intenção é reduzir os custos através de diversas campanhas e esta é a segunda delas, já que demos início com a distribuição de canecas e squezes”, explica Elisiane Tunes, coordenadora de controle de custos da UFS.
A meta, segundo ela, é acompanhar a expansão da universidade sem extrapolar os gastos com a energia elétrica. “A expansão é necessária para o crescimento da universidade e é preciso fazer campanhas educativas a fim de que todos possam contribuir para essa melhoria”, completos.
Em 2012, a UFS realizará ainda campanhas para redução de água e materiais de consumo, e para preservação do patrimônio público.
UFS pretende estender projeto a todos os campi
Visando dar continuidade à redução de custos com o consumo de energia elétrica, a Universidade Federal de Sergipe trabalha na implantação da segunda etapa do Projeto de Eficiência Energética, que tem por objetivo estender os ganhos obtidos entre 2008 e 2011 a todos os campi da instituição.
O projeto, lançado em 2008 numa parceria com a Energisa, visa reduzir os gastos com o sistema de iluminação, através da troca dos equipamentos antigos por equipamentos modernos e com rendimentos mais elevados, e com o sistema de condicionadores de ar, através da substituição de equipamentos em condições precárias de funcionamento por condicionadores de ar de alto rendimento.
Segundo o professor do Departamento de Engenharia Elétrica e coordenador do projeto, Milton Serna, o marco inicial para a redução de custos foi a criação da Comissão Interna de Controle de Energia (CICE), que obteve o registro de uma queda de quase 20% nas contas de energia da instituição ao longo desses três últimos anos. “Os resultados mostraram que a eficiência energética vai além de um procedimento educativo. No caso da UFS, a redução dos gastos com iluminação e ar condicionados gera recursos para outras demandas, uma vez que a verba é destinada à universidade de forma geral. Além disso, o controle não afeta a ergonomia dos usuários. O objetivo é trabalhar a economia mantendo o conforto de todos”, explica o professor.
Confira aqui a análise das contas de energia elétrica dos setores da UFS entre abril de 2011 e março de 2012.
Milton salienta ainda que, nesta segunda etapa, a ideia é estender os ganhos do projeto para os outros campi. “Nosso objetivo é otimizar os gastos de energia elétrica em toda universidade. Assim, os ganhos serão ainda mais positivos”, diz.
A participação dos alunos, principalmente os de Engenharia Elétrica, foi essencial para o levantamento de dados importantes na realização do trabalho, a exemplo da campanha da Conscientização de Energia “Otimizar é preciso”., que constituiu em um concursopara a criação de uma campanha publicitária a ser divulgada em toda universidade. Na ocasião, o ganhador recebeu uma bolsa de estudos.
Ascom
