Sex, 11 de junho de 2021, 11:40

Residentes em Saúde da Família da UFS auxiliam vacinação no campus de São Cristóvão
Profissionais atuam na aplicação das vacinas e na logística da imunização contra covid-19
Campanha de imunização é realizada em parceria com o município de São Cristovão. Fotos: Shirlene Reis/Ascom UFS
Campanha de imunização é realizada em parceria com o município de São Cristovão. Fotos: Shirlene Reis/Ascom UFS

Sete residentes do programa multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão auxiliando a vacinação contra a covid-19 no campus de São Cristovão. A campanha de imunização dos trabalhadores da educação superior da instituição acontece até a próxima segunda-feira, 14, no auditório da Didática 7.

O coordenador da residência em Saúde da Família e professor de Fonoaudiologia da UFS, Marcus Valerius da Silva Peixoto, explica que os profissionais de enfermagem e farmácia vinculados ao programa atuam na aplicação das doses da vacina contra o novo coronavírus, enquanto os de fonoaudiologia e educação física auxiliam a logística da ação de imunização.

“Participar de uma estratégia de saúde pública tão importante como a vacinação contra a covid-19 é fundamental para a formação desses profissionais, principalmente porque a residência tem um perfil de egressos voltado à saúde coletiva e sanitarista,” afirma Valerius.

+ Professor da UFS reforça importância da vacinação para prevenção de doenças


Professor Marcus Valerius da Silva Peixoto coordena residência em Saúde da Família da UFS
Professor Marcus Valerius da Silva Peixoto coordena residência em Saúde da Família da UFS

O coordenador ainda destaca que os residentes envolvidos na ação estão no segundo ano do programa em Saúde da Família e têm experiência em campanhas de imunização tanto na atenção básica como em ações específicas em parceria com estado e municípios.

“Esse é um momento ímpar para nós residentes em meio a situação mundial. Contribuir para a vacinação daqueles que fizeram e fazem parte da nossa formação é fantástico. Conhecer todo o processo de imunização e as particularidades tem sido um grande diferencial para todas as profissões que fazem parte da residência”, enfatiza a enfermeira Beatriz Pereira.

+ Trabalhadores do campus de São Cristóvão são vacinados contra a covid-19


Residentes atuam na aplicação de doses e na logística da ação de imunização na UFS
Residentes atuam na aplicação de doses e na logística da ação de imunização na UFS

“É muito importante participar dessa campanha de imunização na UFS. Estamos dando uma devolutiva para aqueles que nos ajudaram diretamente na nossa formação profissional. É muito gratificante contribuir nessa ação,” diz o profissional de Educação Física Leandro Jabu.

O que é a residência multiprofissional?

O programa é uma estratégia de reorientação da formação em saúde para o SUS (Sistema Umico de Saúde), proposto pelo Ministério da Saúde, mediante um curso de pós-graduação lato sensu na modalidade de treinamento em serviço.

Na Universidade Federal de Sergipe, a residência em Saúde da Família foi criada em 2016 com atuação nas unidades de saúde da família do município de Aracaju como cenários de prática.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 02 de julho de 2021, 13:34

Notícias Relacionadas
Notícias UFS