Qua, 07 de julho de 2021, 16:47

Pesquisa sobre fabricação de cerveja a partir de frutas nativas será exibida no Univerciência deste sábado
A proposta é aproximar a sociedade das pesquisas que ocorrem dentro das universidades públicas nordestinas

A pesquisa sobre a prospecção de leveduras para a fabricação de cerveja a partir de frutas nativas de Sergipe, realizada na Universidade Federal de Sergipe, será veiculada neste sábado, 10, por 14 emissoras de TV das regiões Nordeste, Norte e Sudeste, além dos canais de 22 universidades públicas nordestinas na internet. Essa rede integra o Univerciência, programa criado pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e que conta com a colaboração de todas as TVs universitárias da região.

Pesquisadores liderados pelo professor Flávio Barbosa, do Departamento de Morfologia da UFS, conseguiram isolar 15 leveduras com potencial de avançar para as etapas seguintes da produção da cerveja, a partir de frutos como a mangaba, o umbu e o caju. As leveduras são os micro-organismos responsáveis pela fermentação do açúcar do malte.

O grupo de pesquisa integra o Laboratório de Microbiologia e Tecnologia Cervejeira e conta com a parceria da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Sergipe, que ajuda a alimentar o banco de leveduras de frutas nativas. Os cervejeiros da associação recebem leveduras do grupo de pesquisa para testarem em suas produções.


Pesquisadores conseguiram isolar 15 leveduras com potencial de avançar para as etapas seguintes da produção da cerveja (Adilson Andrade / Ascom UFS)
Pesquisadores conseguiram isolar 15 leveduras com potencial de avançar para as etapas seguintes da produção da cerveja (Adilson Andrade / Ascom UFS)

Univerciência

Além da matéria sobre a pesquisa desenvolvida na UFS, o 8º programa da segunda temporada do Univerciência, que será exibido neste sábado, mostrará também outras duas pesquisas: a criação de um software na Universidade Federal do Ceará, em parceria com cientistas de outras duas instituições, para melhorar a produtividade do plantio da banana; e, na UESB, os pesquisadores estão usando o cogumelo para tornar a granola um alimento ainda mais saudável.

A proposta do Univerciência é aproximar a sociedade das pesquisas que ocorrem dentro das universidades públicas nordestinas. A atração, pautada no jornalismo científico, possibilita o acesso ao universo científico por meio das TVs públicas e universitárias, além dos canais na internet das 22 universidades federais e estaduais que participam do programa de forma colaborativa.

Onde assistir

Sábado, 10/07, às 11h, na TV Aperipê.

Segunda, 12/07, às 14h, no canal do YouTube na TV UFS.

Marcos Cardoso

Rádio UFS e Produtora UFS (TV UFS)


Atualizado em: Sex, 09 de julho de 2021, 10:02
Notícias UFS