Sex, 09 de julho de 2021, 11:52

UFS investe mais de R$ 347 mil para adequar a acessibilidade no campus de Lagarto
Solenidade de assinatura foi realizada na manhã desta sexta-feira, no próprio campus
Solenidade de assinatura da ordem de serviço aconteceu no campus de Lagarto. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Solenidade de assinatura da ordem de serviço aconteceu no campus de Lagarto. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Que as pessoas possam vir e ter a certeza de que serão bem acolhidas na universidade em todos os sentidos e, efetivamente, sem barreiras”. Assim o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, descreveu a expectativa com a nova ordem de serviço que vai ampliar a acessibilidade no Campus Universitário Professor Antonio Garcia Filho, em Lagarto. A solenidade de assinatura foi realizada na manhã desta sexta-feira, 09, no próprio campus.

A obra para adequação da acessibilidade vai englobar recuperação de calçadas, rampas e escadaria, instalação de corrimões e guarda-corpos, e rebaixamento de guia para instalação de rampas de acesso, além de instalação de plataforma elevatória no prédio dos módulos laboratoriais do curso de Odontologia.

De acordo com o diretor do campus de Lagarto, Makson Oliveira, as modificações reafirmam o perfil inclusivo dessa unidade da UFS. “Permitir o acesso pleno contribui e é um marco para a nossa história. É uma efetivação de que, de fato, as pessoas com deficiência terão pleno acesso a todos os espaços dessa instituição. É do jeito que o campus de Lagarto gosta: incluir e mais uma vez vamos ampliar essa característica de inclusão”, explica.


Makson Oliveira: "Permitir o acesso pleno contribui e é um marco para a nossa história"
Makson Oliveira: "Permitir o acesso pleno contribui e é um marco para a nossa história"

O projeto representa o montante de mais de R$ 347 mil. A ordem de serviço foi assinada pelo reitor Valter Santana e pelo representante da empresa responsável pela obra, Márcio Carvalho.

“A universidade está preocupada com todos os detalhes. Se abrimos as portas para a nossa comunidade universitária e recebemos as pessoas aqui dentro, nós temos que dar condições para que elas permaneçam. Exercer uma obra que vai dar acessibilidade às pessoas é dar cidadania e fico muito feliz de poder iniciar essa obra para o campus de Lagarto”, ressalta o reitor.


O reitor Valter Santana assinou a ordem de serviço com o representante da empresa responsável pela obra
O reitor Valter Santana assinou a ordem de serviço com o representante da empresa responsável pela obra

Durante o evento, a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, reforçou a parceria da universidade com o município e parabenizou a iniciativa da instituição. “Agradeço o convite para participar desse ato tão importante para o nosso município. Digo que vocês têm a Prefeitura Municipal de Lagarto como parceira e podem contar conosco quando preciso. Mais uma vez parabenizo por este ato e por cuidar tão bem do campus”, afirma.

Presenças

Além do reitor Valter Santana, do diretor Makson Oliveira e da prefeita Hilda Ribeiro, outras pessoas também acompanharam a solenidade, que foi restrita para evitar o contágio do novo coronavírus.

Estiveram presentes o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, o superintendente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), Manoel Cerqueira Neto, o ex-reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli, e a deputada estadual Goretti Reis.

Letícia Nery

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 09 de julho de 2021, 15:01
Notícias UFS