Qui, 22 de julho de 2021, 09:36

UFS busca liberação de recursos para hospitais universitários
Em Brasília, reitor, superintendente do HUL e gerente administrativo do HU de Aracaju se reuniram com representantes da Ebsrh e do Ministério da Saúde

O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, juntamente com o superintendente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), Manoel Luiz de Cerqueira Neto, e o gerente administrativo do Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS), Edélzio Costa Júnior, se reuniram na última segunda-feira, 19, e terça-feira, 21, com representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e do Ministério da Saúde, em Brasília, com o objetivo de avançar na ampliação dos serviços oferecidos nos dois hospitais universitários.

Objetivo das reuniões foi avançar na ampliação de serviços nos dois hospitais universitários.

Na segunda-feira, 19, eles foram recebidos pelo presidente Rede Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira, e o vice-presidente da rede, Eduardo Chaves Vieira, e conseguiram uma sinalização positiva sobre aquisição de recursos para a liberação da maternidade do Hospital Universitário de Aracaju. “Foi um momento muito importante, mais um avanço para conseguimos ofertar mais esse serviço no HU-UFS e na melhor qualificação dos profissionais que formamos”, ressaltou Edélzio Costa Júnior, gerente administrativo do HU de Aracaju.

Já na terça-feira, 20, a equipe da UFS e dos Hospitais Universitários foi recebida pela diretora de departamento de atenção hospitalar, domiciliar e de urgência do Ministério da Saúde, Adriana Melo Teixeira, que também manifestou favorável à criação de duas novas áreas no Hospital Universitário de Lagarto.

“Viemos tratar de dois pontos: a habilitação de nosso serviço de processo de transsexualizador, que já está pronto e aguarda a publicação de portaria, e da a avaliação com brevidade da habilitação do serviço de da alta complexidade de ortopedia. Como o HUL-UFS é um hospital de urgência e emergência, o trauma é uma das portas de entrada e a habilitação fortalece a assistência, alinhando com a residência em ortopedia”, explicou Manoel Luiz de Cerqueira, superintendente do Hospital Universitário de Lagarto.

Na avaliação do reitor da UFS, professor Valter Santana, foram reuniões produtivas e que resultaram em avanço na ampliação dos serviços das duas instituições hospitalares. “Foi mais um passo que conquistamos na direção da excelência do atendimento público em saúde oferecido por instituições que, além de prezar pela humanização do serviço, atuam em atividades de ensino e pesquisa, formando profissionais qualificados e gerando novos conhecimentos para a comunidade acadêmica”.

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Qui, 22 de julho de 2021, 20:06