Ter, 27 de julho de 2021, 14:56

UFS lança Programa de Indução à Criação de Startups
Inscrições podem ser efetuadas até o dia 16 de agosto

Em cada quatro patentes registradas em Sergipe, três são de invenções ou modelos de utilidade desenvolvidos por alunos e professores pesquisadores da Universidade Federal do Sergipe (UFS). Máscaras de ventilação não-invasivas que auxiliam no tratamento contra a Covid-19 e caixas para desinfecção de máscaras N95, por exemplo, são alguns dos produtos resultantes de pesquisas realizadas pela Instituição.

Com a proposta de fortalecer e ampliar o desenvolvimento de produções tecnológicas como estas e de estimular o empreendedorismo na comunidade universitária, a Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (Cinttec/Posgrap/UFS) lançou na manhã desta terça-feira (27) o edital do Programa de Indução a Criação de Startups (PICS) direcionado aos pesquisadores, professores e alunos da graduação e pós-graduação da Instituição.

Edital do Programa de Indução a Criação de Startups foi lançado nesta terça-feira, 27. (Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Em sua primeira chamada, o eixo temático definido para a criação das startups é a área da saúde e qualidade de vida. SergipeTec (Sergipe Parque Tecnológico), que atuará como incubadora das startups; e a empresa Aceleradora de Negócios (Acelerase) são parceiras da iniciativa.

Como participar e detalhes sobre as fases do PICS

Os alunos interessados em criar suas startups devem compor suas equipes com no máximo quatro componentes e um professor mentor e efetuarem suas inscrições (https://cinttecufs.wixsite.com/inovacao/pics) até o dia 16 de agosto.

As propostas serão avaliadas pela comissão do Programa e no dia 27 de agosto, e serão divulgados no site do programa os 20 grupos selecionados para a etapa posterior, a de capacitação.

Nessa fase, de caráter eliminatório, as equipes escolhidas serão treinadas no formato on-line por um período de até cinco meses. Etapa em que, para cada equipe, serão disponibilizadas duas bolsas no valor de R$400.

Ao final dessa fase, serão selecionadas até 10 modelos de negócios que apresentem soluções tecnológicas ou sociais na área de saúde, para apresentação aos investidores e empresários em uma vitrine de startups.

Solenidade de lançamento do edital

Ao desenvolver o Programa de Indução a Criação de Startups (Pics), explicou o reitor da UFS, professor Valter Santana, durante a solenidade de lançamento do edital, a proposta é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Estado, aproximando a comunidade acadêmica da Inovação Tecnológica e criando uma cultura empreendedora na comunidade universitária.

Representante de instituições parceiras participaram da solenidade.

Em sua fala, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Lucindo José Quintans Júnior, trouxe ainda a ideia de ecossistema de inovação. “Este projeto traz uma nova dimensão para a nossa Instituição. É a partir dele que estamos trabalhando fortemente a cultura da inovação, de maneira a torná-la mais natural dentro dos nossos cursos de graduação e pós-graduação”, explicou o professor.

Um movimento que trará benefícios para toda a comunidade universitária e externa. “A ideia é que nossos alunos possam se devolver e verificar que existem outras possibilidades na Instituição além da própria tecnologia e da pesquisa que já somos destaque. Eles vão empreender, criar seus negócios, contando com o apoio dos nossos parceiros”, enfatizou Antônio Martins de Oliveira, coordenador da área de inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC).

Outras informações

A equipe organizadora do Programa prestará atendimento de segunda à sexta (exceto feriado), das 8h às 17h (horário local) pelo e-mail cintec@academico.ufs.br para esclarecer possíveis dúvidas dos interessados em participar. Outras informações estão disponíveis no site oficial do Programa.

Andréa Santiago

comunica@academico.ufs.br