Qua, 04 de agosto de 2021, 15:33

Na UFS, 19 cursos estão habilitados e devem participar do Enade 2021
Realizada pelo Inep, a aplicação da prova será no dia 14/11

Em 2021, 19 cursos da Universidade Federal de Sergipe devem participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova avalia o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial.

+Clique aqui para conferir o edital oficial do Enade 2021

Regulamentada pelo Edital Nº36/MEC/Inep, de 12 de julho de 2021, o Enade será aplicado no dia 14 de novembro e é indispensável para a obtenção do diploma do estudante envolvido. Na UFS, a equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Divisão de Regulação e Supervisão (Dires), realizou reuniões remotas com as coordenações dos cursos habilitados ao Enade 2021 para conduzir as ações dos coordenadores referentes às diversas etapas do exame.

Os encontros foram divididos em três grupos, compostos por coordenadores do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e do campus de Itabaiana. Os próprios coordenadores dos cursos devem inscrever os respectivos alunos no exame.

Prograd tem realizado reuniões remotas para aproximar a comunicação com coordenadores de centros. (foto: Arquivo pessoal)

São cursos do Enade 2021: Artes Visuais, Ciências Biológicas, (São Cristóvão, Itabaiana e EaD), Ciência da Computação, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia (São Critóvão e EaD), Física (São Cristóvão, Itabaiana e EaD), Geografia (São Cristóvão, Itabaiana e EaD), História (São Cristóvão e EaD), Letras - Inglês (São Cristóvão e EaD), Letras - Língua Portuguesa (São Cristóvão, Itabaiana e EaD), Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Matemática (São Cristóvão, Itabaiana e EaD), Música, Pedagogia (São Cristóvão e Itabaiana), Química (São Cristóvão, Itabaiana e EaD) e Sistemas de Informação (São Cristóvão e Itabaiana).

E para que os discentes saibam se terão que realizar a prova, a UFS divulgará uma lista nominal ainda no final de agosto. Devem ser inscritos alunos ingressantes e concluintes, porém apenas os concluintes dos cursos listados fazem a prova e respondem o questionário do estudante.

O Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e serve como uma avaliação de desempenho do estudante do ensino superior. A prova não tem caráter de reprovação, porém é componente obrigatório da graduação.

Com os resultados, é possível conhecer a qualidade dos cursos da UFS por meio do cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior.

Letícia Nery

Ascom UFS