Seg, 16 de agosto de 2021, 14:21

UFS realiza posse de diretores de centros acadêmicos e do campus de Laranjeiras
Solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFS no YouTube
Novo diretores e vice-diretores dos centros e do campus de Laranjeiras estão empossados. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Novo diretores e vice-diretores dos centros e do campus de Laranjeiras estão empossados. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Na manhã desta segunda-feira, 16, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou a solenidade de posse dos diretores e vice-diretores dos centros acadêmicos, além da nova gestão do campus de Laranjeiras. O evento foi realizado na Sala dos Conselhos Superiores, no campus de São Cristóvão.

“Esse é um momento muito especial que marca um novo ciclo de gestores e o reconhecimento a todos os diretores que concluíram suas gestões. Somos uma instituição colegiada, todos temos responsabilidades e obrigações com a instituição e, assim, o nosso trabalho será pautado na ampla discussão com os vários segmentos para que o pensamento coletivo possa prevalecer, fortalecendo a união para o crescimento e proteção da nossa UFS”, disse o reitor Valter Santana.


Cerimônia contou com transmissão ao vivo e tradução simultânea para Libras
Cerimônia contou com transmissão ao vivo e tradução simultânea para Libras

Foram empossados: Roberto Rodrigues e Eliana Midori para o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET); Adriano Antunes e Valéria Barreto para o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Martha Suzana Cabral e Cristiane Alcântara para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); Silvana Bretas e Marcos Balieiro para o Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH); Carolina Bomfim e Jucileia Morais para o Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA); e César Henriques e Samuel Albuquerque para o campus de Laranjeiras.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia teve restrição de público e contou com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da TV UFS, com tradução simultânea dos intérpretes de Libras. Durante a posse, a professora Martha Suzana Cabral, empossada no CCSA, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19.


Martha Suzana: "Nosso grande desafio é estarmos atentos e vigilantes contra o negacionismo e a desinformação"
Martha Suzana: "Nosso grande desafio é estarmos atentos e vigilantes contra o negacionismo e a desinformação"

“Cada um dos cursos desses centros corresponde ao coração da universidade, sua razão de existência que movimenta todo o corpo administrativo e acadêmico. É na interlocução entre os participantes e a sociedade que a universidade exerce o seu papel mais brilhante: movimentar a maior parte das pesquisas e formar a maior quantidade de profissionais em nosso estado, uma tarefa que vem sendo ameaçada constantemente, porém a UFS tem conseguido fazer tudo isso de forma humana e inclusiva. Nosso grande desafio é estarmos atentos e vigilantes contra o negacionismo e a desinformação que nos colocam na contramão de tantos avanços que nós, enquanto universidade, ajudamos a alcançar”, afirmou a professora.

Para o professor Roberto Rodrigues, em mais uma gestão coordenando o CCET, o objetivo será continuar com o perfil dinâmico e participativo, sempre harmonizando com professores, técnicos e alunos. “Com essa gestão, ao lado da professora Midori e com o lema ‘Eu quero mais’, queremos mais gestão, mais participação e mais inovação. Humanizar o trabalho, avançar muito, ter uma gestão ainda mais transparente, além de saber que precisamos sempre inovar, já que o CCET é um centro de exatas e tecnologia, então temos muito a fazer porque queremos mais”, ressaltou.


Mandato para os diretores e vice-diretores eleitos é de quatro anos
Mandato para os diretores e vice-diretores eleitos é de quatro anos

Campus de Laranjeiras

A nova gestão do campus de Laranjeiras também foi empossada. Presente na cerimônia, o professor César Henriques, que já foi chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, ocupa agora o cargo de diretor pela primeira vez. “Laranjeiras é um campus especial, estamos em um município que é patrimônio histórico e temos muita relação com a cidade, então temos dificuldades e vantagens específicas do campus de Laranjeiras. É um desafio muito grande estar à frente em uma situação como essa, mas a gente topou o desafio e vai ser um prazer estar na gestão do campus nos próximos quatro anos”, explica o professor.

Eleições

As eleições para os novos diretores dos centros acadêmicos e do campus de Laranjeiras foram convocadas em fevereiro deste ano. Os colégios eleitorais especiais elaboraram as listas tríplices para diretores e vice-diretores que foram enviadas, conforme portaria publicada.

Com base na legislação federal em vigor e nas normas estatutárias, regimentais e nas resoluções da instituição, todas as etapas do processo eleitoral foram discutidas pela gestão da UFS em reuniões conjuntas com os ex-diretores.

Letícia Nery

Ascom UFS


Notícias UFS