Ter, 17 de agosto de 2021, 17:08

UFS realiza I Encontro dos Alunos Pecgeanos
Momento contou com troca de experiências e apresentação cultural
Encontro trouxe debates e trocas de experiências. (fotos: Arquivos pessoais)

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib), realizou o I Encontro dos Alunos Pecgeanos da UFS nesta terça-feira, 17. O objetivo foi integrar e acolher os estudantes participantes do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G).

“Foi um momento importante por promover o encontro de culturas, o convívio e a aprendizagem, contribuindo para uma formação cidadã e integrada aos problemas apresentados por esse mundo globalizado, ainda pelo fato de a presença de estudantes estrangeiros na UFS contribuir para o processo de internacionalização da instituição”, afirma Patrícia Rosalba, diretora do Delib.

Além do debate entre os alunos e a troca de experiências, o evento também foi marcado pela apresentação cultural realizada pelo artista Chiquinho Além-Mar. O encontro, realizado de forma remota por conta da pandemia da covid-19, contou com cerca de 20 participantes, incluindo estudantes e com participação da Coordenação de Relações Internacionais (Cori), e dos pró-reitores de Graduação, Dilton Maynard, e de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, da UFS.

O artista Chiquinho Além-Mar realizou apresentação cultural

“Foi muito enriquecedor, e inclusive tivemos a presença de dois ex-alunos de Arqueologia que já estão formados e fizeram questão de participar. Recebemos o retorno deles e percebemos o quanto é importante essa graduação e a passagem pelo programa PEC-G. Isso nos deixa muito felizes”, explica Fernanda Correia, técnica em assuntos educacionais do Delib.

Programa Estudante Convênio de Graduação

O Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior ao receber estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. A UFS já formou quatro alunos pelo PEC-G nos cursos de Arqueologia e Direito e está com nove em formação nas graduações de Letras Vernáculas, Administração, Relações Internacionais e Odontologia.

O programa é foi desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas e particulares, selecionando cidadãos estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo para realizar estudos de graduação no país.

Letícia Nery

Ascom UFS