A Editora UFS acaba de publicar o livro digital “Educação e sociedade: tecendo os saberes da história da educação, formação docente e desafios da educação física inclusiva”, coletânea com 15 artigos organizada por três pesquisadores da Universidade Tiradentes (Unit).

“Ê necessário compreender a educação como um fenômeno social ligado aos aspectos político, econômico e científico da sociedade desde a sua origem”, explica o professor Antenor Neto, um dos organizadores da obra.
O livro parte do princípio de que se deve compreender a sociedade como um produto da construção e atenção que são dadas à educação, e divide-se em três eixos temáticos: (1) Sociedade e Educação, (2) Ensino e formação docente, e (3) Educação Física e os desafios com a Educação Especial.
Conhecimento colaborativo
Resultado da produção do grupo de pesquisa “Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas”, a obra reuniu 33 autores e concorreu no edital de Livros Digitais da Editora UFS, que aprovou 30 obras para publicação, sendo 5 delas de fora da Universidade Federal de Sergipe.

Para o professor Luiz Américo Bonfim, coordenador gráfico da Editora UFS, essa é “com certeza uma colaboração importante e devemos sempre destacar que as instituições de ensino superior, especialmente no estado de Sergipe, são parceiras, e tudo o que uma produz, de alguma maneira, repercute posivitamente na outra: esse é o cenário ideal do conhecimento colaborativo que tentamos construir”.
Podcast
A obra "Educação e sociedade: tecendo os saberes da história da educação, formação docente e desafios da educação física inclusiva" está disponível gratuitamente para download na livraria da Editora UFS, e foi tema do sexto episódio do Podcast Sinopse, programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores. Ouça aqui.
Os organizadores
Antenor de Oliveira Silva Neto, é docente e coordenador operacional dos cursos de Estética e Educação Física da Universidade Tiradentes. Doutourando em Educação pela Universidade Tiradentes.
Gleidson Santos da Silva é doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes e integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas.
Simone Silveira Amorim é professora da Universidade Tiradentes, no Programa de Pós-Graduação em Educação e foi Coordenadora do PPED/UNIT. É doutora e mestre em Educação pela UFS.
Ascom
comunica@academico.ufs.br