Qui, 26 de agosto de 2021, 08:59

Confira a live de abertura do Semestre 2021.1
Evento remoto contou com a presença de pró-reitores e serviu para tirar dúvidas dos alunos

Prograd, Posgrap, Proex, Proest… para o estudante que acaba de ingressar na universidade, e precisa acessar algum dos serviços da instituição, tudo pode parecer um amontoado de siglas indecifráveis.

Foi para desmistificar essa impressão inicial, e dar as boas-vindas aos calouros e aos veteranos, que a Universidade Federal de Sergipe realizou na última terça-feira, 24, uma live de início do período levito 2021.1.

Período 2021.1 se iniciou e se encerrará, em 18 de dezembro, de forma remota. Retorno seguro às atividades está condicionado ao avanço da imunização dos alunos, afirmou o reitor Valter Santana

O evento virtual contou com a participação do reitor da universidade, Valter Santana, e diversos pró-reitores e tratou das principais informações sobre o semestre remoto iniciado na última segunda-feira, 23, respondendo a perguntas que foram enviadas ao vivo.

“Com o avançar da vacinação, nossos alunos serão imunizados e assim, seguiremos com a proposição de um retorno seguro às nossas atividades presenciais. Até lá, manteremos o cuidado e, na necessidade de alguma atividade presencial, seguiremos o nosso protocolo de biossegurança”, disse o reitor Valter Santana, em sua mensagem de abertura.

Pós-Graduação

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, falou aos estudantes sobre as oportunidade para se entrar no universo da pesquisa, conhecer laboratórios, cátedras, grupos de pesquisa, pesquisadores de destaque, dentre outras possibilidades.

Dentre os programas de indução à pesquisa oferecidos pela UFS aos ingressantes, estão o Pibic e o Pibiti, para alunos da Graduação. Aos já graduados que tenham interesse na pós-graduação, devem ficar atentos aos editais de seleção dos diversos programas de Mestrado e Doutorado da instituição.

Extensão

Sueli Pereira, pró-reitora de Extensão, falou sobre a Proex, órgão encarregado do planejamento, coordenação e supervisão das atividades de extensão da UFS.

“As atividades de extensão buscam promover ações articuladas com a sociedade, buscando fazer com que o processo de formação do estudante seja de ação e reflexão para as realidade sociais, nas diversas áreas de formação”.

Ela mencionou algumas das diversas formas de atuação nas atividades de extensão, a exemplo da participação das ligas acadêmicas, empresas juniores e ações desenvolvidas pelo centro de empreendedorismo.

Confira a lista de cursos e eventos de extensão com períodos de inscrição abertos.

Ensino

O pró-reitor de Graduação, professor Milton Maynard, trouxe esclarecimentos sobre o período remoto e o presencial, explicando que o período 2021.1 se iniciou e se encerrará, em 18 de dezembro, de forma remota, com exceção dos casos de disciplinas práticas que serão analisados.

Aos calouros, foi pedido que realizem o procedimento de confirmação de matrícula e a criação de seu e-mail acadêmico.

Os alunos que necessitarem tirar dúvidas com o Departamento de Administração Acadêmica (DAA), podem ser atendimento virtualmente pelo WhatsApp (79) 8113-4465. Para atendimento presencial, o DAA funciona das 9h às 13h, por agendamento.

Assistência Estudantil

Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis, falou sobre a Proest, órgão responsável pode planejar, coordenar e supervisionar atividades visando a integração e inclusão dos estudantes.

Diante do cenário de atividades acadêmicas remotas, foram lançados quatro editais com auxílios aos alunos que ingressam em 2021 nas cotas de vulnerabilidade.

O edital de acolhimento, para alimentação, manutenção acadêmica e transporte, no valor de R$1.200,00. O edital de inclusão digital, para compra de equipamentos, no valor de R$ 1.700,00. Inclusão digital para alunos PcD, no valor de R$400,00. Além disso, há também o edital de auxílio especial de dados, para contratação de serviço de internet banda larga fixa, no valor de R$900,00.

Para concorrer, o aluno deve aderir ao Cadastro Único, anexando os documentos previstos nos editais.

Tecnologia da informação

O Superintendente de Tecnologia da Informação, Andrés Menéndez, também participou da live explicando sobre o SIGAA, principal sistema acadêmico adotado pela instituição, e sobre dois outros aplicativos: o eUFS e o Caixa Postal UFS.

Menéndez falou também sobre as parcerias da UFS com a Microsoft, que permite utilizar, via nuvem, o pacote Office 365. Além da parceria com o Google, que disponibiliza serviços como o Google Classroom, Google Meet, e outros.

A live se encerrou com uma divertida apresentação do Coletivo Nosso som, projeto de Extensão da UFS que visa promover a música independente em Sergipe

Por fim, explicou-se a respeito do Edurom, wi-fi corporativo da universidade, implantado desde 2018, que permite se conectar à internet em qualquer campus da UFS, e mesmo em outras universidade.

Todas essas informações, e muitos outros serviços, estão disponíveis em manuais.ufs.br

Nosso Som

O Coletivo Nosso Som, projeto de extensão da UFS que visa promover a música independente em Sergipe, realizou uma divertida apresentação que incluiu a canção a canção “Quem te viu, UFS”, de autoria de João Araujo e Felipe Harder.

Para assistir à integra da live, transmitida pela TV UFS, clique aqui.

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Qui, 26 de agosto de 2021, 09:41