O senador Alessandro Vieira (SE) recepcionou nesta segunda-feira, 30, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, o superintendente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), Manoel Cerqueira, e o pesquisador da UFS Paulo Martins, membro do Projeto EpiSergipe.
O projeto, uma parceria entre a UFS e o Governo do Estado de Sergipe, consiste na execução de três áreas temáticas de atuação no combate à covid-19: monitoramento da evolução da prevalência da infecção por SARS-CoV-2 ao longo do tempo em Sergipe; estimação dos impactos socioeconômicos da pandemia no Estado; e acompanhamento dos impactos sociais da pandemia do coronavírus sobre populações vulneráveis.
Durante o encontro com o senador, além da prestação de contas sobre as ações do EpiSergipe, visto que o parlamentar aportou recursos para o projeto, a pauta incluiu uma doação de exemplares de livros à UFS e um pedido de apoio para o redimensionamento de força de trabalho para o HUL-UFS, conforme pontuou o reitor Valter Santana.

Prestação de contas
“Essa foi uma oportunidade para agradecer a doação de exemplares de livros distribuídos para o curso de Direito da UFS e trazer também uma prestação de contas dos recursos que o senador aportou para o financiamento do EPI Sergipe, por isso trouxemos um dos pesquisadores envolvidos nesse projeto, o professor Paulo Martins, para que o senador e toda a sociedade saibam o que a UFS tem feito”, detalhou Valter.
“Conversamos ainda sobre um apoio do senador para a reformulação dos recursos humanos do HUL-UFS, que passa por essa retomada de serviços com a diminuição gradativa da influência da pandemia. Ele, sendo representante do povo sergipano, poderá ajudar no redimensionamento de pessoal do hospital, para que cada vez mais possamos prestar um serviço de excelência à população sergipana”, comentou o reitor.

HUL-UFS
Os detalhes sobre as necessidades de ampliação do quadro de pessoal do HUL-UFS foram relatados pelo superintendente do hospital, Manoel Cerqueira. “Hoje tivemos a oportunidade de trazer para o senador um pedido de apoio para que o Hospital de Lagarto possa ter novas vagas de colaboradores para a assistência, isso já é um processo que vivenciamos desde 2019, em que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares [Ebserh] reconhece essa necessidade frente aos serviços implantados, frente aos serviços do hospital”, informou o superintendente.
“Existe uma limitação hoje em relação à criação de novas vagas. Então estamos pedindo o apoio do senador para que ele busque destravar esses processos junto às estatais e possamos ter mais colaboradores no HUL, pois sabemos que é um hospital que atende não só o Centro-Sul do estado, mas o estado como um todo e municípios da Bahia, sendo referência não só na assistência, mas também no ensino e pesquisa”, complementou Cerqueira.
Apoio
Para o senador Alessandro Vieira, as solicitações são válidas. “Vamos procurar garantir o apoio para as iniciativas da universidade no tocante à ampliação do atendimento do HUL e também para a continuidade do EPI Sergipe, que é o programa de testes que garante que o estado de Sergipe tenha uma política pública de combate à pandemia baseada na ciência. É uma parceria que o mandato tem com a UFS desde o início e que vai continuar ao longo do nosso mandato. Tivemos hoje também uma doação de exemplares do Vade Mecum, para que os estudantes da UFS tenham acesso a esse material na Biblioteca da universidade”, resumiu Alessandro.
Andreza Azevedo