Qui, 02 de setembro de 2021, 17:00

Reitor da UFS discute acordo de cooperação técnica na área de meio ambiente
Gestores de Pirambu e Itaporanga D’Ajuda estiveram na UFS nesta quinta-feira, 02
Ideia é analisar a perfuração em águas profundas na Bacia Sergipe-Alagoas. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Ideia é analisar a perfuração em águas profundas na Bacia Sergipe-Alagoas. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recebeu representantes das prefeituras municipais de Pirambu e Itaporanga D’Ajuda para verificar a possibilidade de firmar um acordo de cooperação técnica voltado para a área ambiental. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira, 02, no Gabinete do Reitor.

A proposta é que a UFS possa analisar e emitir um estudo inicial referente à perfuração em águas profundas na Bacia Sergipe-Alagoas por parte da empresa responsável. “Nessa parte inicial seria mais uma aproximação. Entender o que é o projeto, identificar se há problemas e indicar o caminho mais correto. O papel da UFS, sendo a única universidade pública do nosso estado, é dar um conforto e outras possibilidades para a comunidade. Retribuir e trabalhar em prol do desenvolvimento da sociedade”, afirma o reitor.


Representantes de Pirambu e Itaporanga D'Ajuda solicitaram a reunião com a gestão da UFS
Representantes de Pirambu e Itaporanga D'Ajuda solicitaram a reunião com a gestão da UFS

A base de análise será o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), já emitidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com o professor do Departamento de Ciências Florestais, Genésio Ribeiro, integrante da Coordenação de Gestão Ambiental da UFS, o primeiro passo é conhecer o projeto. “Dentro das competências nossas, vamos ver quem teria condições de avaliar ponto a ponto dos documentos, como a parte costeira, em relação às marisqueiras e outros. A gente tem sim competência interna e poderíamos formar um grupo de trabalho para dar um retorno legal”, explica.


Reunião aconteceu no Gabinete do Reitor
Reunião aconteceu no Gabinete do Reitor

“Se nós estamos aqui é porque confiamos na UFS e sabemos que a universidade tem corpo técnico e especialistas capacitadas. Temos uma confiança”, ressalta a representante da Secretaria de Pesca, Juliete Alves.

Também estiveram presentes no encontro a pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira, e os secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Turismo e Comunicação de Pirambu, Fabrício Muniz e Jéssica Feitoza, além do secretário de Cultura e Turismo de Itaporanga D’Ajuda, Palmiro Oliveira.

Letícia Nery – Ascom UFS


Notícias UFS