Sex, 03 de setembro de 2021, 08:54

UFS está entre as cinco melhores universidades do país, diz Times Higher Education
Universidade é a mais bem ranqueada da região Nordeste no levantamento
Campus Professor Antônio Garcia Filho localizado em Lagarto-SE. Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS
Campus Professor Antônio Garcia Filho localizado em Lagarto-SE. Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi classificada entre as cinco melhores universidades do Brasil no Times Higher Education World University Rankings 2022, sendo a mais bem ranqueada da região Nordeste. O resultado do levantamento da revista britânica Times Higher Education (THE) foi divulgado na última quarta-feira, 1º.

Pelo segundo ano seguido, a UFS manteve-se no estrato 601-800 do ranking com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Embora tenha mantido o desempenho do ano passado, a UFS passou das oito melhores para as cinco primeiras na classificação, em razão das quedas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

"É um orgulho imenso ter a UFS mais uma vez veiculada como uma das universidades mais importantes do nosso país. Isso mostra o processo sólido de crescimento e consolidação das ações da Universidade, mantendo um nível elevado de formação de seus alunos e, principalmente, mantendo uma relação próxima com a sociedade através do desenvolvimento de pesquisas e projetos de aproximação de muita relevância," destacou o reitor da UFS, Valter Santana.

+ A UFS está entre as oito melhores universidades do país, diz ranking THE


Reitor da UFS, professor Valter Santana enaltece desempenho da instituição em ranking internacional
Reitor da UFS, professor Valter Santana enaltece desempenho da instituição em ranking internacional

No Brasil, 59 instituições foram classificadas no levantamento. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp) ocupam as duas primeiras posições no país, posicionando-se nos estratos 201-250 e 401-500, respectivamente.

Top 10 das universidades brasileiras
InstituiçãoTHE - Ranking 2022
USP201 - 250
Unicamp401 - 500
UFRGS601 - 800
UFMG601 - 800
UFS601 - 800
UFSC801 - 1000
Unifesp801 - 1000
Unifor801 - 1000
PUC-RS801 - 1000
PUC-RJ801 - 1000

A 18ª edição do ranking analisou mais de 1.600 instituições de ensino superior de 99 países. A Universidade de Oxford (Reino Unido), o Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA) e a Universidade de Harvard (EUA) estão no topo da lista no mundo.

"Estar nesse ranking é colocar a Universidade dentro do cenário internacional. Isso abre espaço, por exemplo, para receber fomento externo, ter parcerias internacionais. Então, é um ranking muito importante, até porque também é vinculado à revista Times, que é uma das principais publicações mundiais em várias áreas, dentre elas a educação," pontua o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans.

A avaliação do Times Higher Education levou em consideração 13 indicadores de qualidade, agrupados em cinco categorias. São elas: o desempenho do ensino; o ambiente de inovação; a projeção da internacionalização; o volume, investimento e reputação em pesquisas científicas; e a repercussão das pesquisas em citações.

+ Ranking internacional de universidades mostra UFS em 5ª na região Nordeste


Lucindo Quintans, pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da UFS, destaca relevância dos indicadores
Lucindo Quintans, pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da UFS, destaca relevância dos indicadores

"Isso demonstra que a UFS produz ciência de qualidade, que transita na fronteira do conhecimento humano com repercussão para a vida prática das pessoas. Por isso, esse indicador é levado em consideração nesses rankings mundiais. Algo que também precisa ser dito é que sem uma graduação muito forte e consolidada, sem trabalhos de extensão que atendam a comunidade, os indicadores da UFS não teriam tão grande repercussão. Há um conjunto de fatores," complementa o pró-reitor.

Ciência voltada à pandemia

O desenvolvimento de pesquisas sobre a covid-19 ao longo do primeiro ano da pandemia também influenciou o desempenho das universidades, a exemplo de Oxford, pela sexta vez seguida no topo do ranking, tendo desenvolvido a vacina AstraZeneca.

Na UFS, o professor do Departamento de Educação em Saúde e chefe do Laboratório de Patologia Investigativa, Paulo Ricardo Martins Filho, lidera o volume de produções sobre o tema na instituição com mais de 40 publicações. Ano passado, ele foi considerado um dos cinco cientistas que mais publicaram sobre a covid-19 no país.

"Publicamos artigos que discutiram políticas públicas voltadas ao enfrentamento à pandemia, fake news, relatos de caso único no mundo, estudos de soroprevalência, vigilância genômica, impacto da covid-19 em populações vulneráveis, previsão de ocupação de leitos de UTI no estado, fatores de risco relacionados à mortalidade pela doença, cobertura vacinal para Sergipe e evidências relacionadas a prevenção e tratamento da covid-19," conta o pesquisador.

+ UFS é primeira do Brasil no quesito citações, segundo Latin America University Rankings 2020


Paulo Martins Filho lidera publicações sobre a covid-19 no Laboratório de Patologia Investigativa da UFS
Paulo Martins Filho lidera publicações sobre a covid-19 no Laboratório de Patologia Investigativa da UFS

"A maioria desses estudos envolvem estudantes de graduação e pós-graduação na universidade, contribuindo para a formação qualificada dessas pessoas, da nossa pós-graduação, e também para a geração de conhecimento científico. Inclusive, algumas dessas pesquisas foram importantes para a implantação de políticas públicas no estado no enfrentamento à pandemia, tendo sido usadas para tomada de decisão dos órgãos competentes," acrescenta Paulo Martins.

+ Professor da UFS está entre os pesquisadores que mais publicam sobre covid-19 no Brasil

Ranking latino-americano

Outro levantamento da instituição britânica Times Higher Education colocou a UFS entre as cinco melhores instituições do Nordeste. Trata-se do Latin America University Rankings 2021. Foi o segundo ano consecutivo no qual a UFS ocupou a quinta posição. O levantamento foi divulgado em julho deste ano, envolvendo apenas universidades latino-americanas.

Josafá Neto

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 13 de setembro de 2021, 15:51
Notícias UFS