Sex, 03 de setembro de 2021, 10:33

Procon busca apoio da UFS para auxiliar consumidores endividados
Ação é voltada aos cursos de Direito, Contabilidade e Psicologia

O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recepcionou nesta sexta-feira, 3, a Diretora do Procon Sergipe, Tereza Raquel Martins. A gestora procurou a universidade buscando apoio para que o Procon consiga cumprir a nova lei do Superendividamento.

A novidade traz como um dos pontos principais a necessidade de procurar os órgãos de defesa do consumidor ou o Judiciário para que as pessoas endividadas recomecem suas vidas financeiras. Para tanto, é preciso organizar as informações de todas as contas em aberto, calculando o valor total do que deve e o chamado ‘mínimo existencial’, que é o valor das despesas mensais que assegurem a sobrevivência da pessoa e de sua família.


Fotos: Schirlene Reis
Fotos: Schirlene Reis

De acordo com o reitor, a demanda trazida pelo Procon Sergipe é válida, e a UFS pode auxiliar nesse processo. “São demandas para que a universidade possa auxiliar o Procon estadual a responder às necessidades da sociedade. A Pró-Reitoria de Extensão ficou de gerenciar possibilidades junto aos cursos da universidade. Vamos procurar dar os melhores encaminhamentos para responder ao anseio do órgão, auxiliando a sociedade a ter suas demandas atendidas”, declarou Valter Santana.

“Essa ação é mais voltada aos cursos de Direito, Contabilidade e Psicologia. Com a nova lei do Superendividamento, o Procon está com dificuldade de prestar essa assessoria e a universidade pode fornecer esse auxílio dentro das possibilidades dos nossos cursos”, comentou o reitor.


Reitorprocon

Envolvimento

Para a Diretora do Procon Sergipe, Tereza Raquel Martins, a receptividade ao pedido de apoio do órgão traz expectativas muito boas em relação à solução que o Procon necessita. “Os consumidores sergipanos estão precisando de apoio de todas as instituições, da administrativa, que é o Procon, e do Judiciário. Pela parte da UFS, vamos tentar criar um núcleo para desenvolver a prática jurídica que diz respeito ao Superendividamento. A UFS pode ajudar com seus alunos, prestando o serviço de atender o consumidor, ver quais são suas demandas, que débitos ele tem e como ele pode conseguir negociar, o que vem a beneficiar o consumidor e o fornecedor”, resumiu Tereza Raquel.

“A ideia é envolver os cursos de Direito, de Contabilidade e de Psicologia, ajudando o consumidor do início ao fim. É bom lembrar que a ajuda psicológica é muito importante para que, no futuro, esse consumidor não volte a se endividar”, pontuou a diretora.

Também participaram da reunião a professora Tereza Raquel, da pró-reitoria de Extensão da UFS; a servidora Lúcia Lima, da coordenação de estágios da UFS, e a professora Karyna Sposato, do curso de Direito da universidade.

Ascom


Atualizado em: Sex, 03 de setembro de 2021, 10:44
Notícias UFS