Chegou a hora de você auxiliar a Universidade Federal de Sergipe a realizar melhorias na prestação de serviço público. Ao se inscrever no Conselhos de Usuários de Serviços Públicos, é possível contribuir para a agilidade, melhorias e adequações às expectativas da população de tudo o que a instituição oferece.
De acordo com Alexsandra Farias, membro da Ouvidoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e uma das envolvidas no funcionamento dos Conselhos na instituição de ensino, qualquer cidadão pode ser conselheiro.
“O Conselho de Usuário é uma nova ferramenta utilizada pelo governo para avaliar e melhorar os serviços públicos. O objetivo principal é fazer valer a opinião das pessoas que se utilizam desses serviços. Para ser conselheiro, é preciso se cadastrar como voluntário na plataforma Gov.br”, explica.
Plataforma
Em síntese, por meio dos conselhos de usuários, a opinião do cidadão pode chegar diretamente às pessoas responsáveis por formular e executar os serviços públicos. Os Conselhos são totalmente virtuais, e funcionam por meio de uma plataforma que foi desenvolvida pela CGU.
De acordo com informações expostas pela Controladoria, o conselheiro participa da avaliação da qualidade, da efetividade e da satisfação com a prestação de serviços públicos, respondendo a consultas sobre esses serviços, podendo propor melhorias e contribuir na definição de diretrizes para o adequado atendimento aos usuários.
Para acessar a plataforma, é necessário ter um cadastro Gov.br, que é o cadastro único para serviços prestados pelo Governo Federal, e, além dele, um perfil Fala.BR, que é o sistema integrado de Ouvidoria e Acesso à Informação.
Já o cadastro, é feito pelas páginas http://www.gov.br e http://falabr.cgu.gov.br, nas quais deve ser criado um usuário com acesso à Plataforma do Conselho de Usuários.
Existe também um manual que foi preparado para explicar como funcionam os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos e como o cidadão pode participar por meio da plataforma virtual.
Ascom
Com informações da CGU