Seg, 13 de setembro de 2021, 10:09

UFS participa de projeto de instalação de usina fotovoltaica no 28º Batalhão de Caçadores
Além de não agredir o meio ambiente, fonte alternativa de energia é também mais econômica
Antes mesmo da conclusão do projeto e do fechamento da conta de energia, 28º BC já vê resultados animadores com a usina. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Antes mesmo da conclusão do projeto e do fechamento da conta de energia, 28º BC já vê resultados animadores com a usina. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Desde o início de setembro, uma parte da energia utilizada no 28º Batalhão de Caçadores, no bairro 18 do Forte, em Aracaju, é produzida a partir da energia emitida pelo sol, graças a um sistema fotovoltaico de 26,4kW instalado com colaboração do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe. A parceria entre as instituições iniciou em abril de 2020. O projeto de instalação foi dividido em três fases e a programação é que as próximas duas sejam concluídas ainda em 2021.

“No Exército brasileiro, especificamente no batalhão, temos muitas áreas patrimoniais, áreas verdes grandes e este consumo de energia e água sempre foi uma de nossas preocupações. Então, com as novas construções, como o espaço para as práticas esportivas, visualizamos a necessidade de reduzir os nossos gastos por meio da utilização de energia renovável”, explicou o coronel Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti, comandante do 28º BC.

No total, o investimento para que agora o espaço conte com energia limpa foi de aproximadamente R$ 229 mil. O recurso foi obtido pela unidade militar e a UFS colaborou com as partes técnica e operacional. O trabalho envolveu, por exemplo, o estudo do espaço, a colocação de postes e outras instalações elétricas, monitoramento, realização de testes e de treinamentos. Todas as etapas foram aprovadas pela Energisa (concessionária responsável pelo fornecimento de energia em quase todo o estado).

“A UFS, como principal instituição superior de educação profissional do estado, tem como objetivo capacitar os discentes na aplicação de novas tecnologias de geração de energia limpa, beneficiando a instituição e, consequentemente, a sociedade”, explicou o professor Milthon Serna, responsável pela implantação do projeto.

Resultados animadores


O professor Milthon Serna, responsável pelo projeto, acompanhado do coronel Marco Aurélio Cavalcanti, do 28º BC, monitorando o funcionamento da usina fotovoltaica recém-instalada.
O professor Milthon Serna, responsável pelo projeto, acompanhado do coronel Marco Aurélio Cavalcanti, do 28º BC, monitorando o funcionamento da usina fotovoltaica recém-instalada.

Os resultados da implantação da usina fotovoltaica são animadores. Antes mesmo da conclusão de todo o projeto de instalação e o fechamento da primeira conta emitida pela concessionária de energia, o acompanhamento diário mostra o sucesso da implantação do projeto.

“Já estamos visualizando uma considerável redução no consumo de energia. Neste momento estamos pensando tanto em proteção ao meio ambiente e economia, e essa usina vai trazer bastante proveito para o batalhão”, comentou o coronel.

UFS: maior geradora de energia solar fotovoltaica do estado


O projeto de instalação das placas fotovoltaicas foi dividido em três fases e a programação é que as próximas duas sejam concluídas ainda em 2021. (foto: divulgação 28º BC)
O projeto de instalação das placas fotovoltaicas foi dividido em três fases e a programação é que as próximas duas sejam concluídas ainda em 2021. (foto: divulgação 28º BC)

A Universidade Federal de Sergipe, considerando sua dimensão, é hoje um dos maiores consumidores de energia elétrica do estado. Em contrapartida, a instituição é também a maior responsável pela geração de energia solar fotovoltaica em Sergipe. Desde 2017, a universidade tem instalado sistemas de geração de energia fotovoltaica. Atualmente, possui cinco unidades distribuídas em três campi, todas em plena operação.

São exemplos de espaços com sistemas fotovoltaicos instalados a Biblioteca Central e a Didática V, no campus de São Cristóvão, e o ambulatório do Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS), no campus da Saúde. Atualmente está em processo de instalação um sistema fotovoltaico de médio porte (350kW) no Hospital Universitário de Lagarto (HUL).

No campus de São Cristóvão, a Subestação SE UFS 69 kV possui cinco vezes mais tensão que o sistema utilizado anteriormente.

Expansão contínua

O professor Milthon Serna anuncia que até o final de novembro deste ano mais sete unidades irão entrar em operação, totalizando mais de 2.000 placas fotovoltaicas instaladas. Isso permitirá um aumento da capacidade de produção para 100.676 kWh/mês de energia, o suficiente para o atendimento de mais de 570 residências familiares ou um bairro de pequeno porte.

Para 2022, a grande meta, diz o professor, é a instalação do maior estacionamento solar fotovoltaico do Brasil. O projeto, segundo ele, prevê a instalação de mais de 3.100 placas fotovoltaicas como cobertura de 365 vagas de estacionamento e será executado no campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória.

Para saber mais, visite a página do Programa de Eficiência Energética da UFS.

Andréa Santiago (TV UFS)

Luiz Amaro (edição)

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 14 de setembro de 2021, 14:05