Ter, 21 de setembro de 2021, 15:40

UFS encerra mais uma edição do Fórum de Coordenadores de Licenciaturas e Bacharelados
Evento foi realizado de 06 a 20 de setembro de forma remota

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd/UFS) encerrou nesta segunda-feira, 20, mais uma edição do Fórum de Coordenadores de Licenciaturas e Bacharelados. O evento tem o objetivo de alinhar e executar novas ações para potencializar a gestão pedagógica dos cursos.

A programação do fórum teve início no dia 06 de setembro, englobando todos os campi e centros da instituição, e contou com reuniões virtuais por meio da plataforma Google Meet. Os coordenadores de curso puderam colocar em debate as questões e dialogar de forma próxima com os gestores da UFS.

Para a coordenadora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib), Patrícia Rosalba, a realização do fórum evidencia o propósito da Prograd ao buscar a construção de um debate democrático para a consolidação de objetivos e metas pedagógicas, propositivas e integradas às especificidades de cada centro e campi.

“As discussões foram abertas à comunidade e tivemos muitas proposições e demandas que são próprias dos cursos. A participação dos coordenadores foi intensa, com apresentação de dados dos seus cursos e discursões ricas para a melhoria geral dos índices. É importante para manter esse canal aberto com os chefes dos bacharelados e licenciaturas para a construção conjunta de uma universidade cada vez mais integrada”, afirma Patrícia.

O pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard ressalta a preocupação com a segurança de todos para o retorno presencial das atividades. “Nós não vamos apressar o retorno de atividade presenciais de modo a colocar a comunidade em risco e há um planejamento que está sendo seguido para que a gente possa retornar gradativamente em segurança. Aqueles departamentos que por ventura tenham necessidade de alguma necessidade prática em caráter imprescindível terão o apoio da Prograd para realizar essas atividades e evitar qualquer prejuízos aos alunos”, explica.

Um ponto discutido nas reuniões foi o incentivo às metodologias ativas em sala de aula, além da adaptação do ensino durante o período remoto por conta da pandemia da covid-19. “Precisamos treinar competências e habilidades nas disciplinas, porque essas metodologias ativas fazem com que o aluno passe a se conhecer melhor. É um trabalho em conjunto da universidade como um todo que prepara o estudante para uma vida lá fora, para além de tirar uma nota boa e passar ou não passar no contexto dessas novas diretrizes”, diz o professor do Departamento de Engenharia Química, João Baptista Júnior.

Fórum de Coordenadores

O é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação, organizado pelo Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib). As reuniões ocorrerão bimestralmente, com a participação da equipe da Prograd, dos diretores de campi e centros e dos coordenadores de cursos.

“Os fóruns estão sendo uma iniciativa bastante gratificante da Prograd porque têm permitido que a pro-reitoria reúna os diferentes setores e ouça demandas e sugestões de chefes e coordenadores de curso. Nessa edição, nós pudemos discutir alguns aspectos em torno da possibilidade e necessidade de algumas atividades práticas por departamentos”, observa Dilton.

Ascom UFS