Ter, 21 de setembro de 2021, 18:31

Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais detalha fases, suporte e condicionantes para retorno dos servidores
Lançamento oficial ocorre nesta quinta, 23/9; comunidade acadêmica poderá acompanhar a transmissão e tirar dúvidas

A Universidade Federal de Sergipe divulgou nesta terça-feira, 21, uma atualização do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais, texto que traz orientações, baseadas no Protocolo de Biossegurança da instituição, para o retorno às atividades em meio aos eventos vinculados à covid-19.

Resultado de análise e estudos feitos por um grupo de trabalho formado em julho, o plano visa contribuir com o emprego de medidas que controlem e mitiguem os riscos de contágio pela covid-19, dar transparência às ações dos gestores e elevar o grau de eficácia das providências adotadas no momento atual de pandemia do novo coronavírus.

Evento

O lançamento oficial do plano ocorrerá nesta quinta-feira, 23, às 15h30, na Sala dos Conselhos. O evento presencial é reservado aos pró-reitores e diretores de Centro. Os chefes de Departamento serão convidados, via memorando, a participar por meio da plataforma Google Meet. Demais membros da comunidade acadêmica poderão acompanhar o evento, inclusive enviando as suas dúvidas e sugestões, pelo canal da TV UFS no Youtube.


Lançamento oficial do plano ocorre nesta quinta, 23, às 15h30, com transmissão pela TV UFS (foto: Adilson Andrade/ComunicaUFS)
Lançamento oficial do plano ocorre nesta quinta, 23, às 15h30, com transmissão pela TV UFS (foto: Adilson Andrade/ComunicaUFS)

Retomada Gradual

O plano define o retorno das atividades presenciais em cinco etapas distintas, variando de acordo com a situação vacinal dos indivíduos e dispondo de um percentual de ocupação de espaços específico para cada fase.

Estão previstas no plano desde a fase 0, de restrição máxima, voltada para um estágio sem imunização, até a fase 4, de normalidade, cenário com retorno integral de todas as atividades administrativas e acadêmicas.

Em que etapa estamos?

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Thaís Ettinger, explica que, “no momento, a UFS se encontra na fase 1, de ‘retorno parcial’”. Nesta fase, de esquema vacinal parcial, o plano de retomada gradual permite uma ocupação de espaços de até 20%.

Nela, tem ocorrido rodízio dos servidores administrativos, práticas presenciais de alunos, atividades de pesquisa e manutenção de equipamentos e planejamento do retorno dos servidores vacinados.

Evolução

Após 28 dias da segunda dose, completando o esquema vacinal dos servidores, será possível entrar na fase 2, de “abertura parcial”, com a possibilidade de diversas outras atividades, numa ocupação de 50% dos espaços.


Resumo das fases do Plano de Retomada; veja o documento para informações detalhadas (infográfico: Decav/UFS)
Resumo das fases do Plano de Retomada; veja o documento para informações detalhadas (infográfico: Decav/UFS)

Contudo, o Plano de Retomada preconiza que a evolução ou retrocesso entre as etapas será autorizado pela reitoria, a partir da assessoria do Comitê de Enfrentamento à covid-19 no âmbito da UFS, e dependerá, dentre outros fatores, da evolução da pandemia no estado de Sergipe.

Apoio e suporte

Visando dar condições para que a retomada gradual atenda às necessidades reais e eventuais que possam surgir, foram criados na UFS diversos serviços de suporte, pensados para atender à saúde psicológica, física, e à segurança dos indivíduos, bem como a devida manutenção da infra-estrutura.

Dentre estes serviços está a solicitação de testagem dos servidores, teleatendimento em fisioterapia e saúde do trabalhador, acompanhamento psicológico oferecido pela Diase, e a manutenção dos EPI's e EPC's em uso.

Termo de responsabilidade

Estudantes, terceirizados e servidores com indicação de retorno para atividade presencial devem ter ciência do Termo de Responsabilidade, anexo ao plano e disponível no sistema SIG, para realização de atividades presenciais na vigência da pandemia de COVID-19. Objetivo é assegurar o compromisso com as medidas comportamentais de biossegurança.


Estabelecido em julho, Grupo de Trabalho composto por membros da gestão e pelo pesquisador Paulo Ricardo Martins concluiu o trabalho de atualização do plano
Estabelecido em julho, Grupo de Trabalho composto por membros da gestão e pelo pesquisador Paulo Ricardo Martins concluiu o trabalho de atualização do plano

Comunicação

“Uma parte importante do plano de retomada gradual é fazer com que seu conteúdo chegue à toda a comunidade acadêmica, trazendo tranquilidade e clareza sobre o processo”, explica Maíra Bittencourt, coordenadora da Diretoria de Comunicação (Decav/UFS).

Para tanto, a Decav tem elaborado uma série de ações e peças de comunicação com o objetivo de esclarecer sobre o Protocolo de Biossegurança, Monitoramento da covid-19 na UFS e ações de enfrentamento à pandemia. Além do próprio Portal, as peças têm sido veiculadas na Rádio e TV UFS.

Para outras informações, acesse coronavirus.ufs.br.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 18 de outubro de 2021, 16:45
Notícias UFS