Qui, 23 de setembro de 2021, 14:18

PET-Saúde Interprofissionalidade lança livro revelando experiências desenvolvidas em São Cristóvão
Trabalho foi desenvolvido durante dois anos
Nove cursos estiveram envolvidos no projeto cujos relatos foram organizados em livro. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da UFS lançou nessa quarta-feira, 22, o livro “Integração entre universidade e serviços de saúde – a experiência PET-Saúde Interprofissionalidade – Universidade Federal de Sergipe”. Reúne experiências e desafios dos nove cursos envolvidos durante os dois anos de projeto no município de São Cristóvão.

ACESSE O LIVRO EM FORMATO DIGITAL

“Esse é um projeto que a gente vem desenvolvendo desde o edital anterior no sentido de desenvolver ações de colaboração interprofissional. Quando entrou o PET-Saúde Interprofissionalidade, nós vimos uma nova oportunidade de trazer isso para a instituição, então reunimos várias experiências e desafios e vimos um estímulo, inclusive institucional, para construir esse livro e divulgar as ações. A gente achou que seria um produto muito forte para compartilhar e favorecer o aprendizado até em outras instituições”, explica a professora do Departamento de Fisioterapia Ana Silvia Moccellin, uma das três organizadoras do livro.

As organizadoras do livro: Ana Silvia Moccellin (centro), Regiane Cristina do Amaral (dir.) e Tereza Raquel Ribeiro de Sena.

O PET-Saúde Interprofissionalidade consiste em uma parceria entre a UFS e a Secretaria de Saúde de São Cristóvão. As atividades foram desenvolvidas de março de 2019 a março de 2021.

“O programa marcou o meu início enquanto gestora do SUS no município e também o início de uma história com a universidade, que entendia a necessidade de articular e estar mais próxima de São Cristóvão. A gente quis tanto esse PET porque sabia o valor dele e hoje não temos como mensurar a importância para o nosso município”, afirma a secretária Fernanda Santana.

Segundo a estudante de Serviço Social Audrielly Oliveira, participar do projeto trouxe “experiências diversificadas”. “Porque o meu curso é generalista e atua em diferentes áreas, inclusive a Saúde. Mas a gente não vivencia na prática se não tiver a sorte de pegar essa área em algum estágio. O PET traz esse diferencial, principalmente para o Serviço Social, e a gente conseguiu dinamizar e conhecer o município de São Cristóvão a partir da inserção nas unidades para fazer o diagnóstico situacional”.

Reitor Valter Santana participou do evento: “temos um financiamento público e precisamos voltar para a sociedade ações concretas".

A professora do Departamento de Odontologia Regiane Cristina do Amaral, outra organizadora da obra, explica que mesmo com a pandemia os trabalhos continuaram. “[O livro] Foi muito importante porque fizemos tanta coisa e, às vezes, isso não estaria registrado. A publicação valoriza o trabalho nas diversas atividades, já que foi interprofissional, e é importante tanto para a gente quanto para os alunos. A pandemia veio, muita coisa foi feita de forma remota, e quem olha de fora pode pensar que não foi feito nada quando na verdade foi feito muita coisa. Tivemos teleconsultoria, apresentação de trabalho em congressos, planejamento, planilhas, cartilhas...O livro dá uma sumarizada nesse trabalho”.

Pioneirismo

Lançamento ocorreu nessa quarta, 22, na Sala dos Conselhos Superiores, campus de São Cristóvão.

A outra professora que organizou a obra foi Tereza Raquel Ribeiro de Sena, do Departamento de Fonoaudiologia. Ela chama atenção para o perfil pioneiro do trabalho, já que foi, segundo a docente, o primeiro PET desenvolvido em São Cristóvão. “A cada dois anos existe esse edital do Ministério da Saúde, porém esse foi o primeiro no município de São Cristóvão. Teve uma adesão muito grande dos preceptores, dos alunos e dos professores de todas as áreas da saúde da universidade”.

Para o reitor Valter Santanta, o projeto revela-se como uma das muitas ações desenvolvidas pela UFS em prol da sociedade. “Temos um financiamento público e precisamos voltar para a sociedade ações concretas que, cada vez mais, consolidem e desenvolvam o nosso estado, principalmente nos municípios onde estamos instalados. Se nos restringimos aos nossos muros, os desafios postos não seriam vivenciados, então tenho certeza de que o processo marcou cada participante”.

Atualizado em: Qui, 23 de setembro de 2021, 14:53