
A Universidade Federal de Sergipe, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), iniciou nesta terça-feira, 5, o 1° Encontro do Projeto de Apoio Pedagógico ao Licenciando na Escola (Prolice). O encontro realiza-se pela internet. Para acompanhar, basta acessar o canal da TV UFS no YouTube. Nesta quarta, 6, às 8h30, haverá a transmissão do debate “O Prolice: desafios do ensino superior e a educação básica”.
Coordenado pelo professor André Luís André, do Departamento de Geografia, o encontro contou com a participação do professor Christian Lindberg Lopes do Nascimento, do Departamento de Filosofia, com uma palestra trazendo o tema “A formação docente no Brasil contemporâneo”.
“Os desafios são inúmeros. A universidade, como principal centro de formação de professores do estado de Sergipe, continua procurando dialogar constantemente com a educação básica através dos programas de pós-graduação, dos profissionais ou acadêmicos, com os cursos iniciais ou através de ações de extensão voltados para a continuação da formação dos professores. Apesar disso, é preciso considerar as mudanças estruturais na educação básica e na educação de forma geral e, a partir disso, pensar em como iremos formar os nossos futuros professores”, diz Christian.

O docente abordou ainda o contexto da formação docente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Plano do Livro Didático (PNLD) e os cursos de licenciatura da UFS. Ressaltou o papel da universidade e o seu compromisso com a educação, seja na modalidade presencial seja no ensino remoto.
Trouxe também dados e refletiu sobre a diminuição do número de contratação de professores para a educação básica no país, nas esferas pública e particular, e os fatores que levaram a essa redução.
“No caso da esfera pública, isso pode estar associado aos limites orçamentários, a lei do teto, a crise econômica e outros elementos conjunturais que têm impactado na possível contratação de profissionais para a educação básica. Esse é um dado preocupante, pois podemos ver um aumento de matrículas e uma certa estagnação, a depender do nível de ensino, do número de professores”.
Foram mais de 240 participantes na manhã de hoje, entre estudantes, docentes do quadro da UFS e da educação básica que participam do Prolice, dentre outros.
O Prolice
O projeto tem como finalidade fortalecer a formação dos graduandos de licenciatura da universidade, ampliando as oportunidades de aprendizado, aproximando-os da realidade da rotina em sala de aula e discutindo os principais desafios da educação básica do estado.
Ascom
comunica@academico.ufs.br